domingo, 27 de junho de 2010

XCastelo de Vide 2010

Classificação geral provisória individual:
1 Pedro Moreira
2 Cristiano Pereira
3 Ricardo Rodrigues
Classificação geral provisória por equipas:
1 Clube de Voo Livre Vertical
2 Clube de Montanhismo da Arrábida
3 Abouaaboua

terça-feira, 22 de junho de 2010

Flymaster B1 Nav 1.17 firmware

1.17
  • Manually delete flight log items.

  • Direct "Goto" option in waypoints list.

  • New unit "Speed units", allows viewing speed in km/h, mi/h and knots.

  • Start flight detection now based on average speed going above 5km/h rather than instant speed above 10km/h 





  • Flymaster website

    sexta-feira, 18 de junho de 2010

    19 de Junho de 2010

    Sera que é desta!?

    Até que em fim a Meteo. parece querer ajudar para um bom dia de voo...


    Quem alinha numa deslocação á montanha?






    Diagrama Skew-T para Azinha

    Fotos by Henrique Marafado na estreia da sua moranguinha...

















    Batido o Record Nacional por Nuno Virgilio

    16-06-10 Voo de cerca de 250 Km com inicio na Azinha e aterragem na Vidigueira.

    Junto aqui a descrição do voo feito pelo Nuno, retirado do Forum Bitokeairforce sem autorização... espero que ele não se chateie!
    Obrigado desde já pelo relato e parabéns pelo voo!!!

    ".. e já voltei.
    á 1:20h da manhã estava de volta no Vale de Amoreira com o Miguel.
    -se não fosse ele, eu não me tinha mandado! Obrigado ao Clube Vertical por desenvolver o spot e especialmente ao grande Miguel pelo apoio personalizado!

    quando vi as previsões do Vítor fui confirmar o skew-t pra ver o porquê do "razoável a bom". o tefigrama parecia bastante bom, embora com algum vento de Norte, o que é sempre (sempre mesmo?) chato. em todo o caso, ia haver nuvens, boa térmica, tecto razoável.. e o vento é bom pra nos levar longe. por coincidência ia estar na Covilhã nesse dia por isso despachei as reuniões cedo e siga pra serra. Poderia ter descolado mais cedo, pois já tinha rodado a norte, e tava muito tapado. quando descolei não se subia e andei a ladeirar na encosta do skiparque. o máximo que dava era os 1400, tudo á sombra, ventinho.. ora bolas.. cheguei atrasado -pensei.

    mesmo assim, mandei-me para a encosta de Verdelhos, á espera de uma aberta de sol que me fizesse subir um pouquito mais, ou que derivasse numa bolha para o fim do vale, onde bomba sempre.
    népia.. baixo, rasteirinho, só dava mesmo os 1400 com mta deriva.

    "que se lixe, pelo menos dá pa chegar ao aeródromo da Covilhã, não vou já pro chão"
    deu, e deu pra continuar.. a rapar sempre, enrolava as bolhecas junto ao chão, sempre a ver qual era o campo onde ia aterrar. mas a coisa lá ia funcionando e passei o Zêzere. organizou-se qualquer coisa já nos campos onde eram os golos do Fundão nas mangas da Covilhã há uns anos. (Nos golos bomba sempre!!) e finalmente a chegar á Gardunha apanho o canhão: +6 até á nuvem, a 2200. a partir daqui a cena mudou radicalmete, foi sempre a abrir! muita nuvem a permitir andar a direito, subir sem enrolar e ainda pra mais a carregar no pedal. o Miguel vinha a seguir, a dar a dica ao rádio, o que dá bastante confiança qd se está sozinho por isso achei que ia explorar o dia ao máximo -" plos menos uns 100kmzinhos há-de dar :)"

    a mega nuvem na zona de Lardosa/Castelo Branco (70kilos) acabou por ser demasiado grande e acabou a chupa, cortando tb a actividade térmica pelo que tive um ponto mais baixo perto do Retaxo, aterrar não era um problema: pelo menos come-se bem na tasca! :D

    mas aqui saquei mais uma bem redondinha outra vez lá pra cima. daí até Nisa (110kilos) foi um tirinho, transições a 60-70 com o acelerador metido, o Miguel quase não conseguia acompanhar com o VerticalMobil.
    esta rota já era minha conhecida de há uns anos - ajuda saber que a estrada segue sempre recta e há aldeias de 10 em 10 km.. a estrada de nuvens estava ali toda montada e não havia nada que saber, foi o voo clássico, de umas pras outras. o tecto subiu pra 2500, a térmica continuava boa, era só sondar a zona qd começava a zerar, centrar bem e transitar novamente pra próxima. aproveitei pra sacar umas fotos, beber uma aguinha e tal. o Miguel começava a dizer que "cheira a record" mas pensei que ia ser difícil. imaginar 120km pra frente desmotiva um bocado mas.. ainda era cedo.. lá no fundo comecei a focar nisso.
    depois de Estremoz (170kilos), acabaram as nuvens. só uns farrapos que desfaziam rápido, na frente, indicavam que o dia ainda não tinha morrido e onde estavam as ascendentes.
    passei pertinho de Évora e aqui perdi o apoio do Miguel pois o meu PTT não funcionava, conseguia ouvir mas emitir.. tá quieto. zero, nicles. estávamos a comunicar na base do "se já passaste este sítio assim-assim, patilha 3vezes.. :) hi-tec, portanto.
    ele aqui desviou mais para a zona onde o PMoreira tinha aterrado no ano anterior, e eu a patilhar só 2x pra ver ser ele perguntava alguma cena que pudesse indicar que ia noutra direcção. "ok, siga. logo se vê."
    depois desta zona o terreno já não me era familiar por isso não tinha bem a noção da minha posição, tinha o Alqueva bastante á esquerda e muitas outras barragens mais pequenas por todo o lado, o dia começava a acalmar mas mesmo assim forcei as transições com o acelerador.
    subi na última térmica exactamente na marca do meu voo do ano anterior (216kilos) e como o dia já ia avançado, achei que ia ser a última, foi aproveitar o +3 constante até lá bem acima e vamos a isto, só preciso de mais 15 pra passar o do Pedro.
    na última transição foi só escolher a melhor rota, passar mais aquele monte, avaliar a vila na frente (vinhas por todo o lado) e escolher o campinho, não se descia com aquele efeito da bolha de calor no chão e com paciência ainda teria dado mais um bafinho, mas continuei. já chega! :D

    qd aterrei parecia que tinha ido com o live tracking! já toda a gente sabia! xiça, um gajo não pode ir voar tranquilamente e ter alguma privacidade, vêm logo melgar a saber qts kilos e qt tecto e mais não sei o quê.. :)
    na aterragem apanhei uma boleia altamente, o sr António ofereceu a bela da cervejola fresquinha e já me estava a oferecer pra jantar uma sardinhada, tomar um banho, dormir lá, casar com a filha, herdar as propriedades e a pensão, e tudo e tudo e tudo.
    o Miguel chegou pouco depois e foi a festa. o regresso ia ser longo.

    -bora lá no fdsmana? "

    O link para o voo na liga XC aqui

    quinta-feira, 17 de junho de 2010

    Fim de semana de 19 e 20 de Junho- VOAR?

    Viva!
    Pessoal "termiqueiro", parece que o fim de semana promete uns voos fixes.
    Azinha???

    Um Adeus & Um Abraço!

    As despedidas custam sempre!

    Quero dizer-vos que foi um prazer enorme ter partilhado os ares de Portugal (e não só) com vocês nestes últimos anos! Os ares de Portugal ficaram realmente bonitos com todas as nossas asas no ar!

    UM MUITO OBRIGADO!

    E até um dia...
    Sérgio Silva
    TiGuy

    segunda-feira, 14 de junho de 2010

    Almoço nas Bicas (Meco)


    Após varias semanas sem tirar os pés do solo... eis um voozitoo solitário nos céus do Meco e com um sol muito bom por sinal.

    domingo, 13 de junho de 2010

    JANTAR & ETC...

     MENSAGEM ACTUALIZADA!

    Jantar às 20h no dia 16 de Junho (quarta-feira), no Restaurante "A Cabrinha" em Cacilhas. http://www.cabrinha.com.pt/home.php?sec=contactos

    Agradece-se a quem queira ir o favor de indicar o número de pessoas, para depois se fazer a marcação. Prazo limite: até terça-feira às 17h-

    Nº de telefone para contacto: 966034909

    _________________________________


    Viva!
    Creio que já todos sabem que o nosso companheiro Sérgio Silva (Tiguy) vai partir para o Canadá, sítio que escolheu para viver e trabalhar... Sei que ele anda muito atarefado a fazer as malas...

    Portanto, não podemos deixar de aproveitar esta ocasião para nos juntarmos num grande banquete e fazer uma despedida à maneira!...
    Penso que um jantar num local aprazível pode ser uma boa ideia e se alguém quiser complementar com outras actividades, venham as sugestões.
    Coloquem aqui as vossas opiniões sobre locais, datas, etc...
    Este evento está aberto a todos os pilotos que queiram participar, independentemente da côr da camisola, do clube, ...

    Nota: Se alguém quiser preparar alguma surpresa, praxe, ou o que quer que seja, naturalmente que não deverá falar aqui, senão quebra-se o encanto...

    sábado, 12 de junho de 2010

    Tutorial: Como usar LK8000 nas competições

    Aqui deixo um breve tutorial de como usar o LK8000 nas competições. Caso haja alguma dúvida, já sabem, é só perguntar!

    1. Pedir à organização o ficheiro em formato WinPilot (criado pelo GPSDump)* ou CompeGPS. E pô-lo dentro da pasta _Waypoints que está dentro da pasta LK8000 (que deverá estar obrigatoriamente na raíz do cartão)

    *Abrir o ficheiro dos waypoints, seleccionar todos os pontos e ir a "File > Save Wpts. as" - "Winpilot file (.dat)

    2. Seguindo este exemplo, START OUT prova em Castelo de Vide do ano passado.

    Janela abre às 13:30, e fecha as 15:00
    Start às 14:00
    Entre a hora do Start e a hora de fecho da janela são 60 minutos (1hora)

    3. Clicar no botão do parapente (canto inferior direito) > Config > Config > Setup System > Waypoints 1 > *Escolher o ficheiro dos waypoints > Close


    4. Clicar no botão do parapente > Nav > Nav > Nav > Time Gates


    Tsk Time Gates: 1 - É necessário sempre por o número 1. Caso haja mais do que uma partida, o número é alterado para o número total de partidas.
    Tsk Start Time: 14:00 - Hora da partida
    Gates Interval: 60 min - Como nesta prova só há uma partida, metemos o intervalo de tempo entre o Start Time e o fecho da Janela.
    Start: Out

    5. Clicar no botão do parapente > Nav > Nav > Tsk Edit > Add waypoint...


    Obrigatório por AAT ON! No primeiro waypoint como Start! ignorem o AAT time, eu normalmente meto 0 minutos. COM ESTA OPÇÃO ACTIVA SERÁ PERMITIDO ESCOLHER RAIO DIFERENTE PARA CADA BALIZA


    Start
    Cylinder: 35km
    AAT: On
    AAT Time: 0 min *não tem influência
    Auto Advance: Auto

    Sempre que for perguntando se é o Finish, dizemos que não até realmente ser o Finish Turnpoint.
    Sempre que queremos adicionar o waypoint basta clicar onde diz Add Waypoint, depois aparece uma janela para definirmos o raio deste waypoint.

    Como podem ver, NÃO adicionar o waypoint do take-off!

    PARA OPTIMIZAR, depois de ter a "task" definida, ir a CALC e pressionar no OPTIMIZE



    O resultado final será este:






    Canto superior Esquerdo
    Start 1/1 (nr. de Starts)
    0.874 km (distância para o Start)

    Lado Direito
    Start 14:00 (hora do Start)
    countdown (informando que estamos em contagem decrescente para o Start)
    2:05 (tempo que falta para o Start)
    -1:05 (tempo previsto de chegada ao Start, se estiver negativo e vermelho quer dizer que vamos chegar este tempo adiantado ao start, neste caso se fossemos em direcção ao start iriamos chegar 1 minuto e 05 segundos adiantados).

    Uma NOTA MUITO IMPORTANTE, se por acaso o Start for adiado por uns XX minutos, teremos que ir a Time Gates (Parapente > Nav > Nav > Nav) e alterar a data de inicio, e depois MUITO mais importante, fazer um restart à task (clicando na bússola do canto superior direito ou Nav > Nav > Task Restart)