Agora que entra uma maratona de vários feriados, ao que parece logo no primeiro seremos brindados com uma boa previsão para a Fonte da Telha, algumas nuvens mas nada de chuva.
Todos nós sabemos que o trânsito no ar estará como na Ponte 25 de Abril em hora de ponta. Se alguém tiver outras sugestões, que avise!
Está a ser tratado uma forma directa para se verem os voos do 1º Trofeu CMA, enquanto não estiver pronto, aqui está uma forma de ver.
Na Liga XC apenas se podem ver os voos! Não a classificação, essa têm que ser feita á mão... mas dá para ter uma ideia.
Como fazer filtros na liga XC para ver por exemplo os voos do troféu CMA ou outro:
- Depois de entrar na liga escolher:
- Voos
- Filtro - No filtro colocar os dados como aparece na foto 1
- Nas ultimas linhas do filtro pode-se seleccionar a distancia livre ou a duração (na foto 1 está seleccionada a distancia livre superior a 5 KM) . Têm que ser uma de cada vez.
-Depois é activar o filtro e escolher a opção de voltar aos voos.
- Aparecem apenas os voos que cumprem o filtro!
- Depois de se estar na pagina dos voos com o filtro activado pode-se carregar em cima da palavra "distancia livre" ou "duração" e dessa forma ficam ordenados todos os voos de todos os pilotos que estão seleccionados no filtro por ordem decrescente.
- Nesta pagina pode-se também carregar em cima do nome de um piloto e escolher a opção "voos do piloto (filtro)" e dessa forma aparecem todos os voos desse piloto pela ordem decrescente, duração ou distancia consoante o filtro que estiver seleccionado.
- Este filtro pode-se gravar no nosso PC, e ao abrir esse link vamos para a liga XC já com o filtro activo. Apenas temos que ir corrigindo as datas, porque só podemos fazer o filtro até ao dia em que estamos. Assim como ir adicionando os pilotos.
Vamos lá seus marrequeiros, quem for ao jantar terá uma prenda, um ano 2010 fantástico de voo, oferecida pela Senhora Vidente da Musgueira, que também se quis associar a este evento, não consegui a sua presença, talvez para uma próxima.
No site de inscrição estão os preços em função da idade, traz a família, a namorada se ainda não fizer parte da família e até mesmo o animal de estimação :)
Amigos Voadores e futuros "amantes" dos voos Madeireiros.
Apesar da Meteo diz que na zona da Madeira estão previstos 15 nós, há que contar com o efeito de Ilha, que neste caso é uma Ilha muito alta e por isso tem as suas particularidades. Se estivéssemos na Terceira, aí não havia hipótese de se voar. Agora não estamos, por isso vamos à luta e compreender o escoamento do fluído na Ilha.
Nas imagens anexas, demonstra-se o escoamento da Ilha às 12h e às 18h do dia de Sábado. Como podem ver, está uma tosga daquelas a 50 milhas a sul da Madeira, mas tendo em conta o efeito da altura da ilha, o vento é obrigado a "dar a volta", originando bolsas de ar mais calmo. Como podem verificar, existem 2 zonas voáveis, uma a Sul (Canhas, Rochão e Cabo Girão) e outra a Norte (Porto da Cruz).
Genéricamente, cada meio traço corresponde a 5 nós de ventito.
Fico triste ao ver pessoal que já pensa deixar as asas em casa!!!
Não garanto voos na certa, mas isso ninguém garante, pelo que não neguem uma "ciência desconhecida". E vão ver que Ilha é mesmo uma ciência que não é facil dominar :) . Perguntem ao Henrique e à malta daqui !!
Portanto, o programa será:
Dia 14 de Novembro de 2009
9:30 e 10:00 - Recepção dos pilotos no Aeroporto da Madeira;
10:15 - Encontro do grupo todo na marina de Machico em frente ao Ludens Clube de Machico
10:30 - Tentativa de voo na descolagem dos Lamaceiros para voo no Porto da Cruz (770m). Prévia passagem pela aterragem na Zona da Maiata.
13:00 - Passagem pelo Hotel Galomar para Check-In Lanche e almoço rápido no Papamanuel do Centromar. Visita à sede da Associação de Voo Livre da Madeira.
14:00 - Voos no Canhas(450m) ou Rochão (800m)
17:00 - Eventual mergulho no mar da Madalena do Mar, seguido dumas lapas e umas cervejolas; (Trazer fato de banho é obrigatório)
18:30 - Ida para o Hotel para a banhoca e descanso pontual.
20:00 - Saída para o jantar em Restaurante no Moinho Velho, Concelho de Machico, com espetada Madeirense, bolo do caco, milho frito, vinho, etc. [Confirmada a presença do Tesoureiro do Ludens Clube de Machico (António Oliveira), do Presidente da Associação de Voo Livre da Madeira (Avelino Silva) e do Director Técnico Regional da Associação de Voo Livre da Madeira (Paulo Branco)]
Posterior tentaremos apreciar a infra-estrutura do Aeroporto da Madeira (Prémio Internacional de Engenharia de Estruturas em 2000).
Seguindo de um Pé-de-Cabra na tasca "Os Castrinhos" e posterior ida para as Ponchas, Niquitas, etc no nº2 do Lido ou de Câmara de Lobos.
1:00 - Merecido descanso no Hotel.
Dia 15 de Novembro de 2009
O Domingo ainda é uma incógnita, pois coincide com a passagem da frente.
Se der de manha, vamos aos Canhas para voos. Caso contrário, faremos um passeio a pé ao Caldeirão Verde (passeio com muita água e lama, por isso tragam as botas, um chapéu para pôr na cabeça e um sobretudo muito leve. Lanterna ou foco obrigatório, pois o passeio tem túneis!!)
O passeio dura cerca de 5 horas, ida e volta!
18:30 - Saída para o Aeroporto do Funchal
Nota: Apesar da Madeira se encontrar numa zona cujo clima é o temperado marítimo, em altura costuma fazer frio, nomeadamente no Parawaiting das descolagens. Aconselha-se roupa adequada, nada de muito pesado, mas não julguem que estará sempre Verão. Nas descolagens podemoso, podemos chegar a apanhar 10ºC.Também aconselha-se o uso de botas de parapente devido à dimensão da nossa “Areia”.
Para quem necessitar, o meu tlm é o 91 4817472.
Ah, como temos quadrantes de Sudoeste, a aterragem no aeroporto da Madeira far-se-à pela Pista 23 (sentido pouco usual de aterragem), pelo que aconselho a escolherem lugares no avião do lado direito (Letras D,E,F). Assim poderão avistar a Madeira e visualizar o vale de Machico na aterragem.
Este troféu tem como finalidade incentivar o voo livre e o convívio entre os sócios do Clube de Montanhismo da Arrábida.
1 – INSCRIÇÕES A inscrição na competição implica a aceitação de todas as regras aqui referidas. Podem inscrever-se todos os pilotos autónomos (nível 3 ou superior) filiados no CMA Clube de Montanhismo da Arrábida com as respectivas licenças, seguros válidos à data dos voos efectuados e as quotas em dia. As inscrições serão efectuadas online, na pagina 1º TROFEU CMA . Ou na sede do clube as 4ª feiras das 19h as 21h. As inscrições podem ser efectuadas até 15-12-2009, sendo que os voos contarão sempre a partir de 7-11-2009. A inscrição só será válida após o pagamento de 5 Euros. O pagamento pode ser efectuado: - Na sede do clube as 4ª feiras, ou nos dias da renovação da licença e inspecção medica. - Por transferência bancária para o NIB 003600439910018875487 e envio do documento comprovativo para o email trofeu.cma@gmail.com . No descritivo da transferência deve colocar: troféu + numero de sócio + primeiro e ultimo nome. (Ex: troféu 9999 José Silva).
2 - REGRAS GERAIS DA COMPETIÇÃO O 1º Troféu Parapente CMA tem inicio a 7-11-2009 e termina a 14-03-2010 (ambos os dias contam para a competição). A verificação dos voos será feita com recurso ao registo dos mesmos pelos participantes na LIGA XC PORTUGAL. Serão válidos os melhores 6 voos de cada piloto, independentemente do local de descolagem. Existem 2 tipos de competição: 1 - Distância livre - Medido entre o ponto de descolagem e o ponto mais distante do voo. Só serão aceites voos com distância superior a 5000 metros. 2 - Duração do voo - Medido entre a hora/minuto/segundo da descolagem e hora/minuto/segundo da aterragem. Só serão aceites voos superiores a 30 minutos
3 – PRÉMIOS Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada competição. Cada piloto só pode ganhar um prémio, sendo atribuído sempre o da melhor classificação. Se a classificação for igual nas 2 competições será atribuído o da Distancia Livre. No caso de empate entre pilotos o prémio será atribuído ao piloto que tiver a asa com menor certificação. Em caso de empate após o ponto anterior, o prémio será atribuído ao piloto mais recente. Os prémios serão entregues durante o jantar do Encontro Voando nos Equinócios em 20-03-2010.
PROGRAMA DA ACTIVIDADE (PROVISÓRIO E EM FUNÇÃO DA METEREOLOGIA PREVISTA)
Dia 14 de Novembro de 2009
10:00 - Recepção dos pilotos no Aeroporto da Madeira;
10:15 - Encontro do grupo todo em dois locais possíveis ( Na marina de Machico em frente ao Ludens Clube de Machico ou no Centromar em frente à sede da AVLM (esta segunda hipótese será pelas 10:45))
10:30 - Opção 1: Check-in dos pilotos no Hotel Galomar; Seguido de Voo nos Canhas ou Rochão ou Rabaçal.
Opção 2: Ida para a descolagem dos Lamaceiros para voo no Porto da Cruz (770m). Prévia passagem pela aterragem na Zona da Maiata. Esta opção será considerada em função das condições meteorológicas;
13:00 - Lanche/Almoço rápido no Papamanuel do Centromar ou na Tasquinha dos petiscos no Lugar de Baixo ou na Madalena do Mar. Eventual visita à sede da Associação de Voo Livre da Madeira.
14:00 - Voos no Canhas(450m) ou Rochão (800m) ou Rabaçal(1220m) (Caso as condições meteorológicas sejam excepcionais, poderão ser considerados voos na Costa Norte da Madeira (Fanal ou Bica da Cana),sendo estes voos apenas aconselhados a pilotos extremamente experientes em aterragens);
17:00 - Mergulho no mar da Madalena do Mar, seguido dumas lapas e umas cervejolas; (Trazer fato de banho é obrigatório)
18:30 - Ida para o Hotel para a banhoca e descanso pontual.
20:00 - Saída para o jantar em Restaurante no Concelho de Machico, com espetada Madeirense, bolo do caco, milho frito, vinho, etc. [Contamos com presença do Presidente do Ludens Clube de Machico (Patrício Lopes), do Presidente da Associação de Voo Livre da Madeira (Avelino Silva) e do Director Técnico Regional da Associação de Voo Livre da Madeira (Paulo Branco)]
Visita à Praia de Machico e sede do Ludens Clube de Machico.
Após o jantar, tentaremos apreciar a infra-estrutura do Aeroporto da Madeira (Prémio Internacional de Engenharia de Estruturas em 2000).
Convívio, Ponchas, Niquitas, etc no nº2 do Lido ou de Câmara de Lobos.
1:00 - Merecido descanso no Hotel.
Dia 15 de Novembro de 2009
9:00 - Saída do Hotel para voo no Chão da Lagoa (1450m), por cima da cidade do Funchal; Os atletas do Ludens residentes no Funchal serão recolhidos por baixo da ponte da via rápida, na subida para o Monte pelas Babosas;
12:30 - Lanche/Almoço rápido no Papamanuel do Centromar ou na Tasquinha dos petiscos no Lugar de Baixo, seguida de passagem pelo Cabo Girão (550m), somente para ver a vista L;
14:00 - Voos nos Canhas ou Rochão ou Rabaçal (Caso as condições meteorológicas sejam excepcionais, poderão ser considerados voos na Costa Norte da Madeira (Fanal ou Bica da Cana),sendo estes voos apenas aconselhados a pilotos extremamente experientes em aterragens);
17:30 - Saída para o Aeroporto do Funchal
Nota: Apesar da Madeira se encontrar numa zona cujo clima é o temperado marítimo, em altura costuma fazer frio, nomeadamente no Parawaiting das descolagens. Aconselha-se roupa adequada, nada de muito pesado, mas não julguem que estará sempre Verão. Nas descolagens do Rabaçal ou do Chão da Lagoa, podemos chegar a apanhar 5 a 8ºC.
Também aconselha-se o uso de botas de parapente devido à dimensão da nossa “Areia”
A Associação de Pilotos de Voo Livre de Sesimbra informa todos os pilotos que a "Liga de Parapente de Sesimbra" se inicia a 1 de Novembro de 2009 de acordo com o regulamento. Gostaríamos de contar com a vossa participação, uma vez mais neste evento, que tem como Finalidade o são convívio dos pilotos neste período do Ano.
REGULAMENTO DA LIGA DE PARAPENTE DE SESIMBRA
A APVLS – Associação de Pilotos de Voo Livre de Sesimbra, em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, Juntas de Freguesia do Castelo e Santiago e outras entidades locais particulares, vem através da Liga de Parapente de Sesimbra, procurar promover e divulgar a região em sintonia com a prática do Parapente. Dinamizando deste modo, a modalidade no Concelho de Sesimbra.
Regulamento:
1.Contam todos os voos realizados entre 1 de Novembro de 2009 e 31 de Maio de 2010 e e descarregados na Liga XC Portugal num período máximo de 10 dias de calendário após a realização dos mesmos.
2.São aceites todos os pilotos (Nacionais e estrangeiros) com as respectivas licenças e seguros válidos à data dos voos efectuados.
3.Os locais de descolagem integrantes desta Liga são as descolagens: SESIMBRA, BICAS E MECO.
4.Serão premiados os 3 melhores classificados de 3 classes diferentes, sendo estas:
- Maior duração (contam os 6 voos de maior duração de cada piloto)
- N.º de Voos (somatório de todos os voos superiores a 1 hora de duração)
- Maior distância percorrida (somatório de todos os pontos OLC de todos os voos realizados por cada piloto)
- Terão direito ao prémio os pilotos que efectuarem no mínimo 6 voos na liga.
5.A cada classe corresponderão os seguintes prémios: