sábado, 5 de novembro de 2011

Formação de Regras ATC e Psicologia de Voo










A Federação Portuguesa de Voo Livre promove, nos próximos fins-de-semana, acções de formação dirigidas aos pilotos nacionais. Os cursos pretendem aprofundar o conhecimento dos atletas em duas componentes importantes para quem pratica a modalidade. Assim, este ciclo formativo terá uma primeira parte dedicada às “Regras ATC” (Air Traffic Control) e uma segunda subordinada à “Psicologia do Voo”.As formações terão lugar em fins-de-semana distintos e podem ser requisitadas em separado.


Formação: REGRAS ATC

Dias 12 e 13 de Novembro, Inscrições até 7 Novembro

O principal objectivo desta formação é dotar os formandos dos conhecimentos sobre o Espaço Aéreo Português e das regras de "Air Traffic Control" (ATC) necessários para poderem planear um voo de distância ou local em segurança. No final da formação será efectuado por cada aluno um exercício individual em que o aluno irá efectuar um planeamento de um voo a partir de uma descolagem em que irá traçar a sua rota no mapa de acordo com as condições meteo (tefigrama), orográficas, restrições de espaços aéreos e identificar quais as altitudes máximas possíveis de voar e os desvios de rota a efectuar durante o voo de acordo com os NOTAMS activos.

Os formadores desta acção serão a Andreia Lopes e o Cristiano Pereira

População alvo deste curso é dirigido a Pilotos de Voo Livre níveis 4 e 5

Objectivos: Dominar os aspectos técnicos, regras ATC e saber fazer a transposição para o planeamento de voo em distância.


Conteúdos: Legislação, Regras do ar e de voo, Serviços, classes e divisões do espaço aéreo, Áreas e rotas, Análise da Carta do Espaço Aéreo português, Pesquisa da informação em vigor, Planeamento do voo face à meteorologia e às áreas em vigor, Sistemas de coordenadas, Altitude barometrica e altitude gps, Entendendo ficheiros formato "open air", Utilização de equipamentos para evitar violações de espaço aéreo controlado, e suas limitações.

Custos:30 €


Formação: PSICOLOGIA DE VOO

Dias 19 e 20 de Novembro, Inscrições até 14 Novembro

A prática de um desporto em que o risco é uma presença constante leva a que os atletas sofram um stress psicológico bastante elevado cada vez que saem para treinar. As diversas componentes mentais e técnicas que têm necessariamente de estar conjugadas para a obtenção dos resultados desejados devem ser alvo deformações específicas.


Esta formação irá explorar os diversos processos mentais que cada piloto enfrenta na tomada de decisões antes, durante e após o voo. Que tipo de estado de espírito é o correcto para se voar? Como o alcançar? Quais as técnicas utilizadas para se voar mais rápido e melhor? Como triunfar em competição? As respostas a estas questões são abordadas e analisadas exaustivamente. O formador desta acção será o piloto Mads Syndergaard. Piloto desde 1988 e competidor desde 1994.

Esta formação será leccionada em Inglês.

Esta formação é dirigida a pilotos de nível 4 e 5.

Técnicas de controlo da apreensão em voo, Medo – diferenças entre medo racional e irracional e como os distinguir, Análise pós-voo, Jogos mentais a utilizar antes do voo, Eu tenho o que é necessário para ser piloto de competição?, Equipamento – Porque é que o 1% extra interessa, Preparação mental antes da competição, Como estar no sítio certo à hora certa.

Custos:30 €
Mais informações no link em baixo: