LK8000 é uma versão do conhecido XCSoar, com novas funções e com uma nova imagem, e, é o unico que suporta modo de parapente.
O programa pode ser utilizado no computador, em telemóveis/PDAs com sistema operativo Windows Mobile e até em PNA (GPS de automóvel).
PARA FAZER O PEDIDO DO PROGRAMA: http://www.postfrontal.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=2940
NOVOS MAPAS: http://www.bware.it/listing/LKMAPS/
Aconselho-vos a usarem as configurações "optimizadas" para o parapente: http://www.postfrontal.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=2941
PARA FAZER O PEDIDO DO PROGRAMA: http://www.postfrontal.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=2940
NOVOS MAPAS: http://www.bware.it/listing/LKMAPS/
Aconselho-vos a usarem as configurações "optimizadas" para o parapente: http://www.postfrontal.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=2941
Manual do programa: www.bware.it/LK8000
A lot of new features are available:
A lot of new features are available:
- Wind Calculation during straight flight
- Naviter's SeeYou waypoint integrated support
- CompeGPS waypoint support
- Far obstacle calculation
- Redundant dual com port fallback management
- New paragliding and delta features, full support for Digifly and Brauniger Flytec Compeo devices.
O programa é GRATUITO!
Qual é o mais baratinho dos GPS de carro em que esta coisa funciona ? Sabes ?
ResponderEliminarO Miguel Roque tem um Ndrive e funciona. E tem um amigo meu que comprou este GPS: http://www.pixmania.com/pt/pt/2982295/art/takara/gp30-espanha-portugal.html , e eu proprio pus um outro software a funcionar lá... por isso deverá dar!
ResponderEliminarPara quem tem um GPS que já grava o voo este será bom para ajudar no voo de competição e XC.
O único problema dos PNA (GPS automóvel) é a falta de visibilidade em dias de muito sol, com uma película e com um certo angulo, a coisa não deve ficar assim tão má... eu no PDA tb tive que adaptar ao cockpit com um certo Ângulo.
ResponderEliminarPois e o facto de não ter variometro incorporado tambem não ajuda...
ResponderEliminarNão ter variometro incorporado? Explica-te lá?
ResponderEliminarNão vês a info de lá? Ou referes um variometro em forma de gráfico? Porque o vário está em texto.
Ou seja como é que o GPS sabe a velocidade vertical? como sabes a altitude atraves do GPS tem um grande erro e a sensibilidade a subida e descida é granda treta.
ResponderEliminarTu estás apenas a falar em dispositivos que tenham GPS incorporado e que não tenham vário... mas isso não é o problema só deste programa, é de todos.
ResponderEliminarA solução será sempre, ligares via Bluetooth a um vário como o F1. Só tem que haver confirmação que o PNA tem ligação Bluetooth para fazer esta ligação.
Eu prefiro sempre usar PDA + F1, mas se alguém quer gravar um voo sem ter grande perícia, gravar através de um PNA não há grande problema.
http://www.postfrontal.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=2931
sim claro... depende do aparelho... mas agora teras que ter uma opção no software para poderes selecionar a origem dos dados (altitude), digo eu.
ResponderEliminarPorque senão o algoritmo não adivinha onde vai buscar a info. Ou então por defeito saca atraves das coordenadas GPS, que não é o desejado.
Estou a ver que tens que testar o software, ou já o testaste? ;) Há quem já tenha o testado e ter-se perdido na quantidade de opções que aquilo tem.
ResponderEliminarSó para teres uma ideia, permite ir buscar informações a dois dispositivos ao mesmo tempo.
ok... sabes de algum variometro (só pi... pi... pi...) barato que permita comunicar com um PNA?
ResponderEliminarPara uns "engenhocas":
ResponderEliminar- www.navitrack.net
- www.paraglidingforum.com/viewtopic.php?t=5363
- http://ludens.cl/Electron/Vario/vario.html
:P
O Hugo está a perguntar-te qq coisa made in China :)
ResponderEliminarHugo, acho que estás a perguntar á pessoa certa :)
Já dei muito a ganhar chineses... lol
ResponderEliminarMas pelo que sei "Vario" apenas, não há... Só o F1, que também é logger! :P
Por isso é por mãos à obra :D
Aqui vai um site interessante que apanhei ás uns 2 anos mas para engenhocas que queiram se por ao trabalho maos á obra, vale a pena ver oque se pode fazer com um antigo Game Boy.
ResponderEliminarhttp://www.pixelproc.net/
Em relação a dispositivos compatíveis com o programa há uma lista:
ResponderEliminarhttp://www.postfrontal.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=2919
Uma nova versão vai ser lançada nesta sexta feira. Se há pilotos que usem o LK8000 com o F1, agradecia que fizessem um log em NMEA e depois me enviassem. (Pedido feito pelo Paolo)
Esqueci-me de dizer quem tem Garmin 76, poderá usar o LK8000 desde que tenha um PDA. O Paolo perguntou se seria bom fazer o LK8000 compatível com o GARMIN e lembrei-me que em tempos fiz um tutorial como o fazer, usando o protocolo NMEA 0183, mas agora ele quer por compatível com o protocolo GARMIN: http://www.postfrontal.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=2942
ResponderEliminarEsta poderá ser uma boa cena... mas ligado com cabo USB ???
ResponderEliminarNão, terá que ser cabo COM, terás que adaptar ou comprar, se tiveres um rato de série, poderás aproveitar a ligação para ligares ao Garmin, como está no manual, depois para ligares ao PDA é que necessitas de algo para converter a porta COM na porta de entrada do PDA.
ResponderEliminarAnda uma nova versão a circular com as seguintes notas:
ResponderEliminar************** Version : 1.15b (091029) Changes from version: 1.15a
. Added External Battery Bank infobox
. Added External Battery 1 and 2 Voltage infoboxes
. Fixed double carriage return problem in NMEA log
. Changed NMEA log filename adding also hour minute and seconds, to avoid overruns.
. Bugfix Logger replay sometimes not showing altitude
. Takeoff/Landing revised for paragliders, fixed problem of autologger
. Fix bug not showing new polars
. Fix XCSOAR bug wrong local time. TO CHECK!
The localtime bug was very annoying. It now looks ok on my 314.
Takeoff/Landing detection explanation
-------------------------------------
For gliders:
o Takeoff is detected when above 40 km/h for at least 10 seconds
o Landing is detected when below 40 Km/h for at least 60 seconds , at less than 300m AGL
For paragliders:
o Takeoff is detected when above 8 km/h for at least 10 seconds
o Landing is detected when below 8 Km/h for at least 90 seconds
(Warning> if 20/30kmh headwind, possible problem! Should consider wind
Como informação, tenho isto a funcionar no NDrive G280...
ResponderEliminarDaqui a dias tenho que comprar um Ndrive para por o LK8000 a funcionar... há um marafado que o quer testar! :-D
ResponderEliminarComo é o ecrã do G280? Vê-se bem ao sol ou é preciso uma película para ajudar?
Pois... o problema está aí... enquanto não aparecerem GPS auto "transreflectivos" a coisa não é famosa. Se arranjares um bateria boa, podes por a luminusidade no máximo e com o ângulo certo vais-te safando.
ResponderEliminarSe precisares de info, apita.
http://ct1dbh.homeip.net/~ct1dbh/cockpit.shtml
Para quem tem o F1:
ResponderEliminar. Added complete support for Flymaster F1 , showing Battery Bank in use, and Battery1 and Battery2 voltages. Informations are shown in a Menu > Info > Info > Status > Ext.Device
. Added External Battery Bank infobox
. Added External Battery 1 and 2 Voltage infoboxes
João,
ResponderEliminarEstou a usar um F1 + PDA Dell x51, e a coisa até tem resultado, tenho uma bateria de longa duração, e depois em casos extremos um carregador USB a pilhas ligado ao Dell, mas nunca foi preciso ser usado.
Sérgio,
ResponderEliminarTenho usado PDA's HTC, primeiro o P3660 e agora o Cruise, e a diferença não é de kilometro relativamente ao NDrive. Esse Dell já é dos que tem ecran transreflectivo?
Sim :-)
ResponderEliminarMas já sabemos que mesmo ao sol não é 100% perfeito.
Depois vai dando feedback sobre a nova versão...
Ki bobagem cara...volta p os canadás
ResponderEliminarExiste manual na lingua pátria para o LK 8000, ou só em "gringuês" ?
ResponderEliminarbons voos a todos.
Sergio Romeo
www.romeoniteroi.blogspot.com
Brasil
Ola Romeo,
ResponderEliminarPor enquanto LK8000 é beta, talvez quando houver versão final haja um manual Português.
Um abraço
Sérgio
Sorry, but download links don't work for 1.20b version. Can you update/re-upload please?
ResponderEliminarThanks!
Zeljko
P.S.
Also, why there are no download links on http://www.bware.it/LK8000/?
I sent you an email with the new links for the 1.20b ;)
ResponderEliminarIt's not available because Paolo has to share the source code when he put LK8000 as a public release software. Don't remember that LK8000 is on a beta stage and when it gets to the final version everything will be available on the website ;)
Sérgio olha é o Lacerda. Eu tenho voado este ano com o lk8000, no cross achava alguma graça na compe este ano foi uma surpresa poder usa-lo. Mas olha, não consigo programar mangas em que o primeiro waypoint não seja o start. Tb não consigo ter balizas de diferentes raios dentro da mesma manga e não consigo que o plotter não seja colorido, só preto ou qq mais simples. A polar de asa de compe não funciona no meu... uma data de bitaites. Posso dizer-te isto? Mando antes para o forum? Obrigado, Lacerda
ResponderEliminarOlá Lacerda,
ResponderEliminarSeguiste o tutorial que fiz sobre como configurar mangas no LK8000? Como sabes o LK8000 está em estado "beta" quer dizer que muita coisa tem mudado e muitas mais vão mudar, e uma delas será as "tasks" para o Parapente, por enquanto (!) não se pode usar o ponto de descolagem para calcular o total da distância mas eu e o Paolo vamos mudar isso em breve, vê este tutorial de como configurar uma manga em parapente:
http://parapente-arrabida.blogspot.com/2010/06/tutorial-como-usar-lk8000-nas.html
http://www.postfrontal.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=3972
O Paolo é piloto de planadores e por isso não percebe muito as nossas competições! :-P
Sergio...
ResponderEliminarTenho feito alguns testes voando asa delta, com o LK 8000.
Agora tomei conhecimento de que existe uma nova versão 1.22
Como procedo para fazer um download;se é que isso é possível ?
Sergio Romeo
Envie-me um email que já lhe mande os links:
ResponderEliminartiguy82@gmail.com
So, whаt prеcisely is aurаwаve in any case,
ResponderEliminarand since and so, the foοd mаrκet, but
the auгawaѵe monеtary valuе is merely
morе οr less $150 іn tot up. Put simply, it's a TENS hurting substitute can help oneself the trunk to dismissal lifelike" painkillers" called endorphins, which heighten the spirit of health.
My website > http://aurawavereview.com/
Instalei o lk8000 em um gps.... mas não consigo alterar o idioma para português... alguém poderia me ajudar
ResponderEliminar