quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MADEIRA-METEOROLOGIA PREVISTA E PERSPECTIVAS DE VOO

Fotos e vídeos:


Madeira 2x2 km às 18h de 14 de Novembro
Madeira 2x2 km às 12h de 14 de Novembro


Amigos Voadores e futuros "amantes" dos voos Madeireiros.

Apesar da Meteo diz que na zona da Madeira estão previstos 15 nós, há que contar com o efeito de Ilha, que neste caso é uma Ilha muito alta e por isso tem as suas particularidades. Se estivéssemos na Terceira, aí não havia hipótese de se voar. Agora não estamos, por isso vamos à luta e compreender o escoamento do fluído na Ilha.

Nas imagens anexas, demonstra-se o escoamento da Ilha às 12h e às 18h do dia de Sábado. Como podem ver, está uma tosga daquelas a 50 milhas a sul da Madeira, mas tendo em conta o efeito da altura da ilha, o vento é obrigado a "dar a volta", originando bolsas de ar mais calmo. Como podem verificar, existem 2 zonas voáveis, uma a Sul (Canhas, Rochão e Cabo Girão) e outra a Norte (Porto da Cruz).

Genéricamente, cada meio traço corresponde a 5 nós de ventito.

Fico triste ao ver pessoal que já pensa deixar as asas em casa!!!

Não garanto voos na certa, mas isso ninguém garante, pelo que não neguem uma "ciência desconhecida". E vão ver que Ilha é mesmo uma ciência que não é facil dominar :) . Perguntem ao Henrique e à malta daqui !!

Portanto, o programa será:

Dia 14 de Novembro de 2009

9:30 e 10:00 - Recepção dos pilotos no Aeroporto da Madeira;
10:15 - Encontro do grupo todo na marina de Machico em frente ao Ludens Clube de Machico
10:30 - Tentativa de voo na descolagem dos Lamaceiros para voo no Porto da Cruz (770m). Prévia passagem pela aterragem na Zona da Maiata.
13:00 - Passagem pelo Hotel Galomar para Check-In Lanche e almoço rápido no Papamanuel do Centromar. Visita à sede da Associação de Voo Livre da Madeira.
14:00 - Voos no Canhas(450m) ou Rochão (800m)
17:00 - Eventual mergulho no mar da Madalena do Mar, seguido dumas lapas e umas cervejolas; (Trazer fato de banho é obrigatório)
18:30 - Ida para o Hotel para a banhoca e descanso pontual.
20:00 - Saída para o jantar em Restaurante no Moinho Velho, Concelho de Machico, com espetada Madeirense, bolo do caco, milho frito, vinho, etc. [Confirmada a presença do Tesoureiro do Ludens Clube de Machico (António Oliveira), do Presidente da Associação de Voo Livre da Madeira (Avelino Silva) e do Director Técnico Regional da Associação de Voo Livre da Madeira (Paulo Branco)]
Posterior tentaremos apreciar a infra-estrutura do Aeroporto da Madeira (Prémio Internacional de Engenharia de Estruturas em 2000).
Seguindo de um Pé-de-Cabra na tasca "Os Castrinhos" e posterior ida para as Ponchas, Niquitas, etc no nº2 do Lido ou de Câmara de Lobos.
1:00 - Merecido descanso no Hotel.

Dia 15 de Novembro de 2009
O Domingo ainda é uma incógnita, pois coincide com a passagem da frente.

Se der de manha, vamos aos Canhas para voos. Caso contrário, faremos um passeio a pé ao Caldeirão Verde (passeio com muita água e lama, por isso tragam as botas, um chapéu para pôr na cabeça e um sobretudo muito leve. Lanterna ou foco obrigatório, pois o passeio tem túneis!!)
O passeio dura cerca de 5 horas, ida e volta!

18:30 - Saída para o Aeroporto do Funchal

Nota: Apesar da Madeira se encontrar numa zona cujo clima é o temperado marítimo, em altura costuma fazer frio, nomeadamente no Parawaiting das descolagens. Aconselha-se roupa adequada, nada de muito pesado, mas não julguem que estará sempre Verão. Nas descolagens podemoso, podemos chegar a apanhar 10ºC.Também aconselha-se o uso de botas de parapente devido à dimensão da nossa “Areia”.
Para quem necessitar, o meu tlm é o 91 4817472.
Ah, como temos quadrantes de Sudoeste, a aterragem no aeroporto da Madeira far-se-à pela Pista 23 (sentido pouco usual de aterragem), pelo que aconselho a escolherem lugares no avião do lado direito (Letras D,E,F). Assim poderão avistar a Madeira e visualizar o vale de Machico na aterragem.

Até Breve, Renato

19 comentários:

  1. Ena! Assim... até dá gozo! ;)

    Achas que eu ia deixar a minha asa atrás?! Só se fosse maluco! :-D (Já sei que sou mas não tanto assim como pensam!)

    Uma vez mais... um muito OBRIGADO por tudo!

    No Domingo se não der para voar, fazer essa caminhada será um must! :) Até que estou a precisar de perder peso (na barriga) lol Tenho que levar umas doses extra de açucar ;)

    Até amanhã...!

    ResponderEliminar
  2. Os mapas estão excelentes, se poderes imprimir para se levarem para a descolagem e in loco se ver a coisa acontecer com o suporte do mapa, depois da aula teórica será a aula pratica.

    O programa continua com as qualidades intactas. A poncha todos os anos dá á Festa do Avante uma cor diferente, o primeiro estranha-se, o segundo é o desconhecido que vem a seguir, com a companhia do bolo de caco o terceiro já nos parece sublime :-D.

    Quanto á tua sugestão do lugar do avião, eu passo, prefiro o lugar junto ao corredor, janelas fechadas, fones e olhos vendados, de preferência a acordar quando as rodas do avião já rolarem bem tranquilas na placa x-( ... mas a coisa está melhor, depois do voo a Marrocos tudo ficou diferente.

    Até amanhã

    ResponderEliminar
  3. Oh, Pedro!

    Isso dos aviões é que não está com nada :-0

    Um parapentista com receio de avoar?? Por acaso estás com alguma sorte, pois a meteo prevista e o sentido de aterragem para amanhã é muito mais suave que o usual. Porque se estivesses Norte Ou Nordeste forte, ai, ai, às vezes a "barraca abana mesmo". Mas tranquilo!!

    Voltando ao N. fim de semana, a ideia é a malta já estar no ar cerca de 45 minutos depois de ter chegado à Madeira. (Pelas 10:45 -11:00)

    Ahh, a Meteo melhorou um pouco para Domingo de manhã,mas infelizmente não dará para fazer o extraordinário voo do Funchal.

    Divirtam-se!!

    ResponderEliminar
  4. Malta, já se voa na Zona Voável do mapa!

    Também na Costa Norte está perfeitamente voável, zona do Porto da Cruz. Esperemos que se mantenha assim

    Boa viagem a todos e não se esqueçam dos adereços importantes!

    Deixem-me deixar a minha "mágoa" pelo Hugo Almeida não vir! Enfim, talvez para uma próxima.

    ResponderEliminar
  5. Hoje, confirmou-se o funcionamento da macro-aerologia da Ilha. Voos em Sotavento e voos em zona de embate em barlavento, com térmica, dinamica e distância do Henrique, que anda bravo para descolar e ir embora sem saber onde vai aterrar. Até dá gosto ver o avontade :)


    Amanha, ainda vamos decidir o que fazer, mas pelas previsões, aí sim! Provavelmente será termica molhada a funcionar :(

    ResponderEliminar
  6. Quero começar por agradecer com um MUITO OBRIGADO ao Renato, à Susana e ao Lino pela companhia nestes 2 dias, ao Clube Ludens e à Associação de Voo Livre da Madeira, aos companheiros de voo Miguel, Jaime e Marco, e não esquecendo a Vidente da Musgueira!

    O fim de semana como já devem ter percebido foi 5 estrelas!

    Chegamos à Madeira sem muitos atrasos, o Renato e companhia levaram-nos de imediato para uma descolagem a NE (sotavento), Porto da Cruz. Vento fraco que "obrigava" a sair de alpino, só depois de algumas tentativas, uns de reversos outros de alpino, 5 pilotos conseguiram voar neste lugar que pelos vistos até é raro se conseguir aquele voo. Lino abriu a "pista", depois resende, eu, Henrique e por fim a fechar a pista o Branco. Perto da aterragem 3 pilotos (eu, Henrique e Resende) faziamos permanência numa pequena encosta mesmo encostada à aterragem. A aterragem era uma estrada... mas não segui o conselho do Renato, vim da esquerda em direcção À zona da casa. Porque noutro sentido, a estrada acabava e era mar... :-0 No sentido que fiz o maximo que podía acontecer era ficar nas canas! lol

    Chegou a hora de almoço, fomos comer uns pregos... mas que pregos!! ;-)

    Depois fomos em direcção a sudoeste... lado barlavento, na zona de Canhas! Mas que grande voo! Descolagem na base da nuvem, facilmente se entrava da nuvem... mas objectivo era ir em frente e evitar entrar nela. Voar naquela encosta por cima do mar aquela altura era um espectaculo... saía em direcção ao mar... e sempre a subir! Mas a certa altura, devido a uma tontura e sem fitas para medir a glicémia, decidi aterrar. Mal aterrei pedi ao Renato para ir à farmácia e em menos de 2 minutos já tinha a Susana à minha espera, nem tempo deu para dobrar a asa. Acabei por ir parar ao Centro de Saúde, por causa dum teste de glicémia, estava tudo OK! e eu fiquei mais descansado! (Obrigado Susana e Henrique pelo tempo perdido no C. de Saúde).

    Já era tarde.. hora de ir para o Hotel, para um duche e de seguida para o restaurante. Foi um jantar 5 estrelas, com boa companhia, Paulo Branco e o tesoureiro do Clube Ludens (está a faltar-me o nome!! peço desculpa) :( A noite não poderia acabar sem as ditas ponchas! Não provei é verdade! ;-))

    Domingo, ultimo dia, chuva dum lado da ilha, solo no outro lado! lol Fomos para um passeio fenomenal! Quase 4:30 de passeio, com uma paisagem fantástica, no final do percurso apanhou-se um pouco de chuva! Mas o que interessa? A Natureza é mesmo assim! (Henrique antes do começo teve que agradecer à Vidente da Musgueira...)!

    Final do dia foi passado a conhecer alguns spots de voo, que nem sei se eu arriscava voar!! e a Associação de Voo Livre da Madeira...

    Agora quero terminar como comecei...

    agradecer com um MUITO OBRIGADO ao Renato, à Susana e ao Lino pela companhia nestes 2 dias, ao Clube Ludens e à Associação de Voo Livre da Madeira, aos companheiros de voo Miguel, Jaime e Marco, e não esquecendo a Vidente da Musgueira!

    ResponderEliminar
  7. O fim-de-semana na Madeira não foi fantástico porque não tirei os pés do chão. :-(
    No primeiro voo tive azar, não deu para todos, o vento ficou de costas.
    No segundo voo tive medo :-0 :-0, não gostei da arreia da aterragem. :-|
    Que vou voar na Madeira é uma certeza…pena não ter sigo JÁ!!!

    Mas foi um fim-de-semana muito bom, um grupo sempre bem disposto, paisagens magnificas, a levada um percurso fantástico a acabar no imponente Caldeirão do Inferno, a comida esteve ao melhor nível, bolo caco, as típicas espetadas acompanhadas com milho frito e batata doce, as lapas, poncha, ... :-D

    Quero agradecer ao Renato e à Susana, uns anfitriões do melhor, o vosso gosto pela Madeira transborda e contamina os que estão à volta. Obrigado pelo muito que nos mostraram (e explicaram) da Madeira nestes dois dias.
    E um obrigada ao Ludens Clube de Machico.

    ResponderEliminar
  8. Caldeirão Verde e não caldeirão do Inferno.

    ResponderEliminar
  9. Sandra, já estava a ver que tinhas ido a um sitio que nós não tinhamos ido! :D

    ResponderEliminar
  10. Pois é, pessoal, graças à recepção exemplar com que fomos presenteados na Madeira, o fim de semana teve um saldo altamente positivo! Para além da actividade prioritária (voar), foi possível apreciar muitas outras vertentes: a gastronomia, as paisagens, os percursos pedestres, enfim, foi uma jornada de excelente convívio, com o apoio inexcedível do Renato e Cª.
    Muito obrigado por tudo e qualquer dia estaremos de volta! A prova é real: na Madeira voa-se mesmo à bruta!
    Vamos encomendar à Vidente da Musgueira uma meteo favorável para a Arrábida e ficamos à espera que a malta da Madeira também venha conhecer ou revisitar este local magnífico!

    ResponderEliminar
  11. Foram dois dias sem descanso, com um programa super preenchido, o Renato não nos deu tréguas. Fomos para voar e voámos (Para a Sandra será para a próxima), mas o fds foi mais que isso.

    Um grupo excelente e sem stress algum, o comportamento do grupo não foi surpresa, já é grande o histórico de viagens com este pessoal marrequeiro, está aqui um caso sério de sucesso, é continuar com esta energia, parabéns aos 7 marrequeiros enfurecidos :-D

    ResponderEliminar
  12. Pessoal,

    Tá tudo dito em relação ao fim de semana! Resta-me agradecer a todo o pessoal e dizer-vos que quero voltar!
    Na proxima o Renato e a Susana têm que ser companheiros de voo e não apenas cicerones...

    Obrigado

    ResponderEliminar
  13. Bem observado Branco. Na próxima temos que nos organizar de modo a que todos voem. Atiramos moeda ao ar a ver quem faz recolhas. Espero tambem que mais amigos de cá e de lá se possam juntar a nós da proxima vez.

    ResponderEliminar
  14. Se no Domingo, até acertei, que muito dificilmente se voava, no sábado, tenho que reconhecer que felizmente ( para bem de voçês!) as contas saíram-me furadas. Foi daí e como já tinham o Renato e Companhia, para vos orientar, decidi aproveitar o fim de semana, para ganhar uns pontos para a caderneta( voçês sabem do que falo...). Mesmo assim também fiz a levada do Cladeirão Verde, se bem que só a parte inicial, pois a minha parceira assustou-se com uns pingos de àgua que caía da rocha.E assim não consegui cumprimentar o pessoal. E agora a pergunta inevitável, para quando invertermos os papéis?

    ResponderEliminar
  15. O Anónimo atrás é o que tem asa mais bonita da Madeira e arredores. Qual é?

    ResponderEliminar
  16. Esses anónimos... lixam-me a vida! lol

    Mas até que gosto da asa do Décio, será ele? :-D

    È claro que iremos inverter os papeis! Esperamos por vós! O mais breve possível!

    ResponderEliminar
  17. Ora, quem será? O Men da asa roxa e que está a precisar de uma asa mais "dinâmica" para ajudar o Ludens a melhorar a prestação para o próximo ano!! O Nuno Vieira!

    Fico contente que estejas outra vez com caderneta para coleccionar pontos! Desvias ter ido até ao fim! Estava muito giro!

    Relativamente à perspectiva de irmos voar às praias ou à Arrábida, estou só à espera que saia o Calendário Regional e Nacional, para propor uma data, que deve ser até meados de Abril de 2010. Estamos à espera que a tesoureira do CMA arranje uma carrinha :-)

    ResponderEliminar
  18. Renato,
    Peço desculpa mas como não conheço o Nuno Vieira nunca mais iria imaginar que há uma asa mais bonita do que a do Décio! ;-))

    E é claro que devia ter pensado que isso foi uma excelente organização do Renato + Clube Ludens e que teria que ser alguém do grupo :)

    Esperamos por vocês... Com ou sem carrinha! lol

    ResponderEliminar
  19. Nuno

    A gente sabe como é ... o ambiente nas Queimadas é romântico, o frio e a chuva miudinha convidam ao aconchego...
    O amor é lindo !
    Estás perdoado.
    Esperamos poder receber em breve a excursão ludense. È só marcar.
    Abraço

    PS: Caso surja algum problema sentimental (longe vá o agoiro!) ficas a saber que nós temos por aqui uma conselheira que resolve tudo, embora a especialidade dela seja dar tácticas ao S.Pedro.

    ResponderEliminar