sábado, 12 de dezembro de 2009

Clínica de conhecimento - Meteorologia avançada

Objectivo: - Proporcionar formação em áreas técnicas de Parapente e Asa Delta com vista ao aumento da segurança na actividade;
Formador: Fernando Amaral
Organização: FPVL
Destinatários: - Pilotos de Voo Livre
Duração total: 16 horas
Data limite de inscrição: 18 de Dezembro de 2009, impreterivelmente.
Local: Sede da FPVL
Custo da inscrição: 30 €
Número máximo de inscrições: 20
Observações: - A formação só se realizará com um número mínimo de 10 inscrições.
Horário: Sábado, 09 de Janeiro  – Das 10:00 às 13:00 / 14:00 às 19:00
Domingo, 10 de Janeiro – Das 10:00 às 13:00 / 14:00 às 19:00

Conteúdo:
Térmicas e outras ascendentes
• Condições para a formação de térmicas
• Diagramas termodinâmicos – Skew-T (revisão e casos específicos)
• Formação desprendimento e ascensão
• Disparadores de térmicas
• Tipos de térmicas
• Cúmulos
• Os efeitos do vento
• Qualidade térmica ao longo do dia
• Qualidade térmica ao longo do ano
• Condições perigosas

Voo de Distância (XC)
• Transições
• Procura, primeiro contacto e aproveitamento das térmicas
• Gama de altitude útil
• Estilo de voo em função da altura
• Padrões de térmicas
• Os efeitos do vento

Competição
• A influência da qualidade térmica
• A influência das nuvens
• A influência do vento
• Evolução das condições ao longo da manga
• Condições fortes e/ou perigosas (turbulência, vento, desenvolvimentos verticais, etc.).

Inscreve-te em fpvl@fpvl.pt com os teus dados pessoais!

4 comentários:

  1. Eu gostava de ir!
    É a 9 e 10 de Janeiro?
    Não diz o mês!

    No ano passado foi cancelado porque não houveram inscrições suficientes...

    ResponderEliminar
  2. Sim de Janeiro...

    Eu também estive inscrito e estou neste!

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos!
    Desde já, desejo um excelente 2010 a todos!

    Eu estou inscrito na formação, mas como não vou poder aproveitar um dos dias :( estou a pensar desistir de ir.
    Assim, se alguém estiver interessado, eu cedo o meu lugar nesta formaçao. Deve ser apenas uma questão de trocar os nomes, e de me pagarem o que já paguei.

    Cumprimentos
    Resende (932512713)

    ResponderEliminar