terça-feira, 8 de maio de 2012

Castelo de Vide - 06.05.2012

Pois é, voo maravilha e mais uma vez naquele monte mítico de Castelo de Vide.
Assim que chegamos á descolagem vento de frente com intensidade quante baste para fazer um dinamic.bem bacano. Mas se por um lado eram bem grandes e negros os cumulos por cima de Marvão que não inspiravam muita confiança á nossa frente aparecia clareiras de sol a darem alguma esperança a coisa... posto isto aguardamos por alguns sinais para irmos para o ar e foi por volta das 13.00 que enrolavam dois abutres mesmo a nossa frente. Ala que se faz tarde vamos para o ar... e foi a aqui o momento chave tal como a Silvia dizia veio a confirmar-se "janela pequena e temos que aproveitar" e tambem com muita sorte á mistura. Foi pena o resto da malta não ter apanhado também esta pequena janela porreira para sairem bem.
Parte inicial do voo foi espetacular tanto a Silvia como Lourix e eu enrolarmos a mesma térmica e a jogarmos ao toca e foge com a nuvem... foi assim em CV em Marvão e em Valência de Alcântara muito bom o trabalho de grupo até aqui sempre a funcionar as mil maravilhas.
Foi na travessia entre Valência de Alcântara  e Etrearroyos que a malta se separa (precisamente onde seria mais preciso, talvez falarmos mais no rádio e esperar uns pelos outros no topo da térmica seja a solução se bem que ali complicou um pouco pelo facto de haver nuvem) . O Lourix sai na frente com todo o gazzz e eu tento acompanhar mas com muita dificuldade enquanto que a Silvia tentava garantir mais altitude para atravessar o "deserto". Lourix aponta para um pequeno cumulo que se estava a formar e sobe bem, eu chego mais tarde e fui mais lento a subir (com alguma deriva também) e foi ai que nos separamos. Acabo por subir bem mais a frente com ajuda de um abutre e rapidamente chego aos 1600m com nuvem bem nice a crescer por cima... apanho boleia sem nunca entrar dentro dela e foi sempre a andar. Depois surgio a duvida em continuar sobre uma pequena cordilheira ou continuar com o jogo pelo plano onde o sol estava forte, optei pelo segundo e deu bem certo, térmica novamente e mais uma nuvem (para qualquer lado que se apostava ao sol penso que funcionava bem). Já conseguia ver bem Cáceres lá de cima! Aqui poderia ter optado pelos montes pois até tinham melhor aspecto mas penso que iria complicar bastante a recolha e por isso decidi seguir a estrada. Tinha a esperança em conseguir subir sobre Malpartida mas nada de nada e acabei por aterrar...

PS: Dedico este voo a minha amiga e conselheira Sílvia ;) beijinho grande e obrigado...
Foi um gozo enorme partilhar a termiquinha e nuvem com vocês só faltaram as fotos...
Ao resto da malta já sabem para a próxima são vocês os artistas...

Obrigado Fernando Brito pela tua  recolha e sempre muito boa disposição.


4 comentários:

  1. Hugo, Que delícia de relato! Parabens pra tí, e para todos, claro!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo relato e muitos parabéns pelo voo, foi pena não ter bombado um termica em Malpartida de Cacéres, custuma estar ali a bombar umas termicas fixes. Para a proxima trip espero partinhar muitas termiquitas contigo brother.

    ResponderEliminar
  3. Que venham mais relatos destes! É sinal de bons voos!!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom relato e grande voo!
    Parabéns a todos!
    Quando é a próxima voaça?!? Vamos lá!

    ResponderEliminar