domingo, 17 de outubro de 2010

descolagem de alpino na arrábida - 4 pontos no sobrolho!

Bom, em primeiro lugar saber esperar é uma virtude, porque minutos depois começaram a entrar ciclos bons para sair de reverso.... é preciso praticar mais alpino, moderar a autoconfiança e usar SEMPRE capacete integral....

Obrigado à Sílvia pelo curativo no sobrolho, aos companheiros de voo pela ajuda imediata e ao Ventura pelo vídeo.

e acho que descolagem Alpino devo guardar para os Alpes mesmo, porque lá é só relvinha, sem pedras assanhadas...


descolagem de alpino na arrábida - 4 pontos no sobrolho! from Miguel Roque on Vimeo.



13 comentários:

  1. Acontece aos melhores. Está programada uma ida aos Alpes na próxima Primavera e se fores co'a malta sempre podes pagar a promessa (alpino só nos Alpes). Põe-te fino companheiro.

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  2. Um guerreiro não aquele que nunca cai, mas aquele que quando volta a erguer-se com a mesma atitude. E tu nisso, não poderias ter sido mais rápido a faze-lo lol..

    EM relação ao tropeção, acho que há certas deco's que a deficiente assimeteria do piso é propicia a isso. Talvez descolando mais de trás fosse preferivel.

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  3. Miguel, grande atitude de voltares a voar no mesmo dia, levaste um pontapé no ego mas não foste abaixo. Deste um exemplo a seguir, lições apreendidas e de volta com mais força e empenho em fazer as coisas bem.

    No vídeo, dá para ver que deste uma energia brutal quando carregaste, capacete integral 4ever :-D

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  4. Oi Miguel!

    Mando-te as melhoras para esse sobrolho.
    São coisas que acontecem, mas convém que não aconteçam muito!!
    Ainda bem, que és daqueles das "Praias" que utiliza capacete integral. É da maior importância e sempre.
    Nem que seja para o inflado mais simples e com "menor risco". Há sempre uma escorregadela, um terreno mais manhoso, etc.

    Eu, uma vez na brincadeira com uma daquelas pequenas asas da Skywalk, as Taco, se não tivesse o capacete, provavelmente poderia estar para aí encostado para um canto, pois a pancada no chão foi tão grande que tinha feito mossa de certeza. O capacete ficou todo esfolado!! Isto é, não me magoava no parapente, mas magoava-me a fazer um inflado na bricadeira com vento mais forte. E a malta dizia que as Taco não seriam arrastadas. Felizmente, tive a Susana e o Alex a salientar a importância de estar com o capacete.

    Tens tb que acautelar a energia dada à descolagem e treinar, de vês em quando, umas descolagens de alpino, nomeadamente em montanha!
    Mesmo que dê reverso com vento fraco, às vezes, não custa tentar descolar alpino para treinar.

    Aqui na ilha, muitas decos, só mesmo em alpino, e de vêz em quando, há que saber parar, pois não temos sustentação suficiente para continuar.
    É fácil falar, mais mais dificil fazer.


    Um grande abraço

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  5. obrigado amigos, já tenho o ego quase curado...;-)

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  6. Grande Miguel com GRANDE atitude...
    Após os quatro pontos ainda voltou para voar... mais nada.

    É pena que no video não seja possivel ver a asa na fase final... quanto a mim parceu-me que colocas-te energia mas depois não travas-te essa mesma energia e a asa passou te à frente, uma vez que o vento era nulo e não ajudou em nada a segurar a asa.

    Exactamente há um ano atrás em La Parra fiz tambem um descolagem bem marada, minuto 2:30 em http://www.youtube.com/watch?v=cpZ55Bxn2Fg&feature=player_embedded

    Muito querer, muita vontade e muita confiança pode ser um problema... a que saber ter paciência e perceber que todos os promenores são muito importantes.

    ATENÇÃO ao mais alto nivel em tudo o que se faz.

    Parece me a mim, muito produtivo este tipo de tópicos para se perceber e opinarmos sobre o que correu mal e onde temos que melhorar (TODOS nós aprendemos).

    Abraço

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  7. Grande Miguel, voar "rasteirinho" só com vento... :)
    Como te disse no mail, repara que só largas as bandas A já com a asa ao tempo em cima. Depois com o "saltinho" que dás, a asa, que provavelmente já estava em fecho perde o resto da pressão e lá vais tu...

    De resto, concordo com o Hugo acerca de referirmos os incidentes que vão acontecendo para que todos possamos aprender uns com os outros. O ser humano tem duas maneiras de aprender: com a sua própria experiência e com a experiência dos outros. Há coisas em que prefiro experimentar, e coisas que prefiro aprender com os outros... ;-))

    Dando seguimento ao anterior, como acham que devemos abordar estes assuntos, esperar que sejam os intervenientes a falar do assunto, ou colocar um post a referir o assunto? É que gostava de dar seguimento a isto, mas sem ferir susceptibilidades, nem falar sem o consentimento das pessoas..

    Abraço,
    João Ventura

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  8. Gramei os comentários da malta e a tua atitude Roque (começo a acreditar nessas tais energias de que falas). Já agora, pareceu-me a mim ao ver o video que tu simplesmente tropeçaste ou por qualquer outra razão perdeste o equilibrio o que te levou a pendurares-te nos manobradores não deixando a asa voar?

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  9. Oi Mister Rock!

    Acho simplesmente que tiveste...um azar do caraças!

    Abraço e as melhoras!

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  10. Acho que devemos esperar sempre pelo relato do piloto para abrir uma troca de ideias. Se o piloto não o fizer, independentemente da razão, temos de respeitar isso.

    O trabalho a fazer é que mais pilotos adquiram a consciência que a partilha é bom para todos, e a altitude do Roque vai ajudar nesse sentido.

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  11. amigos, a troca de ideias está aberta desde que coloquei esta mensagem com o video do Ventura.
    Acho que me precipitei, estava de "peito cheio" com o estagio em Algodonales e cheio de vontade de sair pra ir tentar um espiralzita por cima da praia.
    Este foi o principal erro: excesso de confiança.
    O inflado parece-me bom, com uma correccao ligeira da tragectoria e muita energia no arranque. há um pequeno "salto" sobre uma moita em que coloco manobrador e tiro oss pés do chao, mas ela nao pegaa em mim e entao foi, deixar voar e mais energia. alivio os manobraadores e dou um impulso ainda mais vigoroso para a frente. resultado, sem travao ele veio muito a frente, fechou e a partir daí foi mesmo de boca...abençoado capacete integral!

    parece que no "salto" da moita, quando volto ao chao ha um tropecao, ou desiquilibrio que ainda ajuda mais.

    Saber esperar é importante. travar o nivel de confiança tambem.
    a tecnica treina-se. :-D

    sexta feira tiro os pontos. nao tenho dores (excepto no ego :-P) e o olho ainda esta um bocadito negro.

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  12. Grande Roque!

    O ego em baixo? Isso vai levantar e com uma pinta do caraças! Ainda tens sorte de poder voar... vem pró Canadá e passar 4 meses sem voar e depois vais ver onde o ego vai parar! :)

    Ao ler o teu tópico fez-me lembrar a nossa ida á madeira, só há 3 ou 4ª tentativa é que consegui sair...

    Um grande abraço!
    Sérgio

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  13. O problema é esse Silva Mr, se for como as outras coisas, vai levar mto tempo para levantar e as xs nem levanta! eheheheh :-D

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