Gostaria de saber a vossa opinião, sobre o erro ou os erros de pilotagem que se sucederam e levaram ao cenário que se viu.
Gostava também de "ouvir" a apreciação dos mais experientes e mais técnicos
Thanks
SERGIO SILVA preciso da tua ajuda a colocar o link como video directamente na mensagem. Lamento aos demais mais a minha azelhice não permite mais.
eu n sou mto experiente em spiral dive, mas depois da asa acelerada em espiral pra direita, o gaijo estragou tudo! saiu da espiral repentinamente!!!! e o resto...o resto nao há mto mais a dizer, gravaata seguida de twist e reserva.
ResponderEliminarEu se fosse a ti livrava-me já da Mentor 2 que é uma asa perigosa para caramba! Faço-te o favor de ficar com ela por 200€, porque é para abate... :)
ResponderEliminarQuanto ao vídeo, não faço ideia quanto ao nível de experiência do piloto nem o que realmente ele queria fazer, mas pode ser uma das seguintes:
1) Se for um piloto que não faz acro-macacadas, ou a asa entrou numa espiral profunda (pouco provável) ou então o gajo não sabe sair devagar duma espiral
2) Se o gajo é da acro, talvez ele quereria ganhar velocidade para fazer um looping que lhe correu mal!
Percebe-se um corte enorme na velocidade (também pelo som) e se o gajo simplesmente queria sair da espiral não tinha que ter "ido" para o outro lado no fim (é o que me leva também a crer que o gajo ia fazer um looping)..
Em duas palavras apenas: IMPRE SSIONANTE, a cagada que este gajo inventou!
ResponderEliminarConcordo com o Ventura. Dá ideia que tentou fazer um pseudolooping !
Parece que entra voluntariamente em espiral, resolvendo depois sair da mesma actuando o comando oposto ( esquerdo). Se já é mau sair de uma espiral sem aliviar suavemente o comando (neste caso o direito), pior é puxar pelo oposto. Conclusão, a asa transforma de repente a velocidade em trepada associada neste caso a um forte pranchamento à esquerda. Resultado , fecho de mais de 50% resultando numa gravata. Em vez de calmamente tentar parar a rotação com corpo e manobrador, enfia a asa em perda( nao percebo se por excesso de manobrador ao tentar parar a rotação , se com intenção de meter perda) e leva com um valente twist. A partir daqui só há uma solução: reserva! Teve ter sido a única coisa de jeito que este gajo fez ( digam lá se nao é uma imagem bonita o reserva a abrir?!).
Conclusão : acho que foi excesso de confiança ! Tentou experimentar uma manobra( seja ela qual for) e deu cagada !
Abraços !
Depois reparo no arnês que ele está a usar... não recomendado a pessoas inexperientes! :D Por isso, livrei-me do meu! LOL
ResponderEliminarTiago, o video já está normal!
Bom, mas o tipo lança o reserva que é um mimo!
ResponderEliminarEpa eu fazia como o ventura vendia já a asa...
ResponderEliminarDont worry amigo Tiago....o gajo só fez merda...O Airbusio ja explicou tudo.
Há aqui muita coincidência, tipo teoria da conspiração da mentor 2
ResponderEliminarO tipo tem um fechaço ao sair de uma espiral by the book
Consegue filmar de forma perfeita o lançamento e abertura do reserva
Malha mesmo em cima das arvores
Faltou só conseguir filmar a imobilização da cervical pelos paramédicos
Pedro, shiu.. :-D
ResponderEliminarÉ uma especulação para ver se se consegue baixar os preços das asas enquanto são novas, para depois vender mais caro, à boa maneira bolsística e à "lá agências de rating"!
Se te portares bem e alinhares, ainda te livras da tua Syntax por um preço superior à da Mentor 2... :-)
Sim, é pura teoria da conspiração, porque de facto o vídeo mostra sem margem para duvidas que a asa MENTOR 2 tem ali comportamentos estranhos, e o piloto não é aselha, até parece que voa na provavelmente melhor companhia de aviação do mundo :-D
ResponderEliminarSe uma agencia de rating lhe cai em cima dá logo á asa a anotação de "Lixo". :-))
Ventura, a minha Primax manda dizer que agradece ser confundida com a Syntax :-D, não é Desprestigiante.
A Primax revelou-me que, apesar de alguns sinais de artrose, se sente capaz de aguentar mais uma época sem diminuição dos seus atributos. Com esta demonstração de generosidade, não pode deixar de lhe conceder mais uma época.
Pedro, confundi a tua "Primax 2 Artilhada TDI TT TurboRail^2" com "Syntax".. São dois nomes parecidos, sorry! lol
ResponderEliminarUltima hora:
ResponderEliminarFui contactado pela Nova, queriam fazer testes á minha Primax, estas duvidas foram suscitadas devido ao seu alto rendimento, recebi a nota da Nova hoje.
A minha asa passa a ser a primeira da geração Primax 2, com homologação DHV 1 Special racing
Olá rapaziada, esse amigo fez uma bela trapalhada, felizmente teve a feliz ideia de abrir o reserva...
ResponderEliminar1- faz uma espiral para o lado direito.
2- De repente quer mudar o sentido de rotação da expiral para o lado esquerdo.
3- Ao alterar a rotação da espiral para o lado esquerdo a asa sofre um assimetrico no lado esquerdo.
4- De seguida o piloto tenta controlar a asa com o manobrador direito, mas põe a asa em perda com um spin, e twista a asa 3 vezes.
5- o piloto abre o reserva e vai apanhar uns galhos nas belas das arvores.
6- O Tiago Dário foi ajudar o moço a sair das arvores.
Conclusão:
O piloto quando sai da espiral para o lado direito, com velocidade vertiginosa normal numa espiral, roda abruptamente o sentido de giro da espiral. Situação esta que resulta no lado esquerdo da asa não suporta o choque de velocidade e colapsar, provocando um violento assimetrico no lado esquerdo da asa.
O piloto não reage prontamente ao colapso e o lado esquerdo da asa engravata violentamente. De seguida a asa continua em giro para o lado esquerdo, o piloto puxa o manobrador do lado direito tentado controlar a situação e coloca a asa em perda no lado direito, com entrada em spin para esse lado com direito a twiste.
Ao ter a asa engravatada, e provocar uma perda, e normal a asa entra em spin para esse lado e rodopiar e entar em twiste, situação que depois é muito complicado consegir sair dela.
Depois de se efectuar varios graves erros de pilotagem como aqui se verifica é muito complicado sair deste incidente.
A decisão mais acertada deste menino foi abrir o belo do reserva que é tão bonito depois de abrir...Bons voos amigos
x-(
Thanks pelos comments,
ResponderEliminarNão coloquei o video com receios ou dúvidas que a causa do incidente tivesse alguma coisa a ver c a asa.
Isto prova precisamente que mesmo as asas seguras também reservam quando a borrada é demasiada. (óbvio que mto + dificil acontecer numa primax do que na M2)
Na minha opinião, começa pela escolha do material - um Advance Impress 2 numa asa EN B e num piloto que tem claramente pouco dominio sobre a asa. A forma como segura os manobradores revela também que não é nenhum acro ou pseudo-acro piloto..não foi tentativa de manobra acro...
2º- Concordo com Airbusio, mas naquela asa tem q existir input no manobrador de fora quando em locked spiral, mas pareceu-me demasiado rude e acentuado, sem progressividade seguido de 1 quebra de pressão no manobrador esq, resultando em falta de pressão e energia, resultando no que se vê.
Conclusão - Na minha opinião, depois de feita a macacada o piloto tem 1 compasso de 4seg (0.15') para agir, com FullStall. Depois tudo o que se segue seria quase impossível...
p.s. Não fui ajudar o gajo a sair da árvore, mas fui eu que lhe ensinei a apanhar o saco do reserva com as linhas da asa lol
Tiago,
ResponderEliminaro FullStall nao é coisa que se deve tomar ligeiramente. É uma manobra muito perigosa, que se for mal executada, pode em muito piorar a situação. E muitas vezes até pode nem resolver. FullStal e Twist?!? eu nao faria....1000 vezes o reserva.
Enfim n repitam.
Já agora, se virem outros filmes do sujeito, vão ver que o gajo tem a mania de sair desta forma das espirais...
ResponderEliminarPor exemplo, neste (http://www.youtube.com/watch?v=i05gR7u1FyQ&feature=mfu_in_order&list=UL), no min 1:19 o gajo faz uns wingovers e tem logo um fecho num dos lados, e no min 1:37 vê-se que o gajo para sair da espiral para um lado puxa muito para o lado contrário (ao menos é consistente)! :-|
Filipe,
ResponderEliminarObviamente cada um tem que ter consciência do que essa manobra full stall acarreta.
Fullstall e twist?!!? Niguém falou isso...
Talvez não me tenha interpretado bem...ou talvez devas reler o que escrevi ;-)
Na minha opinião Ssionante não se escreve com dois S mas sim com Ç de cedilha (toma Airbusio!), aselha tá mal escrito (arrecada oh Parapentix !) pois é com A (asalha) e por último acho que o macaco não é Dário mas sim Dario (esta é pra ti oh Henrique !). É o que eu acho disto tudo.
ResponderEliminarE o que eu acho é que alguns de vocês ainda não perceberam (ou não querem perceber) as consequências nefastas que resultam de tratarmos tão mal o nosso próprio idioma, a nossa língua natural em que nos expressamos!
ResponderEliminarFalar e escrever bem o português é uma condição absolutamente fundamental para uma comunicação de qualidade.
Claro que todos cometemos erros, mas se tivermos a humildade de os reconhecer, o caminho fica muito mais facilitado.
E eu pensava que este espaço era diferente (para melhor) relativamente a outros espaços que existem sobre o parapente. Talvez me tenha enganado...
Portanto, irei ponderar se continuarei ou não a intervir neste espaço.
Zé Duro, não ligues a esta malta! São uns brutamontes que não sabem escrever direito... :-)
ResponderEliminarCaros amigos,
ResponderEliminarFaço minhas as palavras de todos voçês!!
No entanto não deixo de salientar as palavras do amigo Airbusio que expressam a essência do vídeo.
IMPRESSIONANTE A CAGADA QUE ESTE GAJO INVENTOU!!
A única coisa de jeito que fez, foi a probabilidade de apanhar o saco do paraquedas em pleno incidente.
Ahh, para os mais afoitos, "DON´T TRY THIS AT HOME"
O "mano" saiu da espiral à bruta o que por vezes é problemático. Para moi a causa do assimétrico foi que ele descompensou brutalmente o lado esquerdo da asa. Quando a asa está naquela configuração perto dos 90º tem que se aplicar bastante freio do lado mais baixo da asa. Creio que houve excesso de confiança.
ResponderEliminarJá por duas vezes a fazer wingovers para o puxado levei 2 assimétricos valentes do lado de dentro da asa (num deles fiquei com uma pequena cravate).
Mais tarde a experimentar o mesmo tipo de wingovers com a minha asa conclui que se tiver muita energia tenho que meter o manobrador de dentro práticamente ao nivel da anca. Um pouco mais acima e sinto o bordo de ataque começar a desmanchar-se.
Eu vou comprar uma MENTOR 2 FÁCIL!!!!!!! Só não pego a 3 porq tá muito caro, essa vela é segura demais!!!!! o brother ai em cima que fez caca com a vela....
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