quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como evitar as portagens na A23 entre a Torres Novas e Guarda














Olá amigos, quando chegar a Primavera, e pensarmos ir á Serra da Estrela, vamos ter de ir por alternativas em parte do troço da actual A23 para pouparmos cerca de 40€ +-.


9 comentários:

  1. Bem visto! embora o troço entre a A1 e castelo branco seja bastante confuso... vai ser preciso fazer uma vez com calma e com o IGO no GPS a gravar, para as proximas vezes ser mais facil..

    ResponderEliminar
  2. Hoje estrei-me a pagar na A23 e doeu pra caraças :-(
    Como vou com frequencia a Penamacor acho que vou optar pelo velho caminho pelo alentejo : Ponte de Sor, barragem do Fratel, C.Branco. Estradas planas e com boas rectas. Isto de andar a entrar e a sair da A23 parece-me maçador. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  3. e pra castelo de vide tambem vai ser assim!
    da barragem do fratel pra cima já é mais simples

    ResponderEliminar
  4. Sim o percurço parece ser um pouco confuso entrar e sair da A23, mas se repararem, a distancia não aumenta muito, por isso acho que vale a pena tentar,e com o tempo cada vez se vai tornar mais fácil. Mesmo para Castelão parece ser também uma opção viável, logo se vê melhor no terreno in loco...

    ResponderEliminar
  5. Pelas minhas contas ao fazermos este traçado da A23 temos de entrar +- 13 vezes de Torres Novas até á Asinha e mais +- 13 vezes da Asinha até Torres Novas.

    ResponderEliminar
  6. Oi pessoal, fui no dia 8 e vim hoje da Serra da Estrela, e posso dizer que as alternativas como constam no mapa são relativamente boas, especialmente o IP2 até Castelo Branco que está sem trânsito nenhum.. Não paguei um tusto em portagens, mas obviamente que demorei muito mais tempo!

    O percurso que fiz foi: Saí de Palmela e fui pela Recta do Infantado até ao Couço (terreola a seguir a Coruche). Daqui passei a ponte de Santa Justa direito a Ponte de Sor (passando Montargil). Chegando a Gavião, virei para apanhar o IP2 para passar o Tejo.
    Entrei na A23 em Gardete e daí fui fazendo as entradas e saídas como nesse mapa..

    Saindo no Fratel (como quem vai para Norte), voltam a entrar no IP2. Podem voltar a entrar na A23 na saída para a Sertã, mas aconselho a manterem-se no IP2, porque entrando na A23 terão de sair em Vila Velha de Rodão, e assim, acabam por nunca andar às voltas.. Depois a estrada até ao Retaxo é uma boa alternativa gratuita..
    A alternativa de Castelo Branco centro é complicada de apanhar, mas é uma via rápida circular (bastante rápida de fazer). Os troços Alcains-Lardosa, e Soalheira-Castelo Novo são estradas pequenas, convém ir com cuidado. Em Castelo Novo faz-se o túnel da Gardunha e sai-se apenas em Fundão Norte, e a estrada até à Covilhã é tipo via rápida, faz-se bem.. E daqui mais não fiz por aí, mas pude verificar que os primeiros troços à volta da Guarda não são pagos..

    Fiz um mapa num ficheiro Word com as alternativas prontas para se imprimir, está aqui: http://www.mediafire.com/?4q5n561wxkdlyx5
    Demorei cerca de 5h, com algumas paragens para ver paisagem, comer, e nunca passando dos 80/90 Km/h (gosto de andar devagar).. :-)

    ResponderEliminar
  7. Os documentos do link anterior estão em LibreOffice. Estes estão em pdf: http://www.mediafire.com/?l5douvrxkw4lxml

    ResponderEliminar