quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tutorial: GPS barato para vôo livre


  1. Comprar um GPS da marca TAKARA, modelo GP36 na PIXMANIA: clique aqui para ver a página do produto 
  2. Fazer download do LK8000 através do site http://parapente-arrabida.blogspot.com/2009/10/lk8000-112b.html
  3. Descomprimir o ficheiro .ZIP do LK8000, e apagar os executáveis do LK8000 excepto os que tem informação de PNA
  4. Ligar o GPS ao computador e tocar na imagem da "PEN" que irá ser mostrada no GPS
  5. Pôr a pasta LK8000 na memória interna do GPS (aceder através do "O Meu Computador")
  6. Desligar o GPS do computador
  7. Ir a "Ajuste" > Nav Via > \ResidentFlash\LK8000\LK8000-PNA.exe
  8. Activar "Auto Roda Navigação"
  9. Pressionar na disquete (canto superior direito) e desligar o GPS.
  10. Depois de o ligar é necessário configurar "COM Port" do GPS no LK8000
  11. No LK8000 pressionar no planador ou no parapente no canto inferior direito, pressionar duas vezes em Config > Setup System> em Device A e B por a seguinte configuração: GENERIC, PORT: COM1, 57600.
  12. Seguir as recomendações para configurar para o modo de parapente: http://www.postfrontal.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=2941
    Bons voos!

14 comentários:

  1. E o sw de navegação que vem com o GPS continua a funcionar, também?
    Se sim, quando ligas o PNA, como é que se decide se vai pra modo GPS de estrada ou para o GPS de voo?
    E autonomia? Carrega por USB? Baterias? E o ecran vê-se bem ao sol?

    De qq maneira, uma alternativa excelente. Começo finalmente a pensar em trocar o Garmin por uma coisa destas (ou deixá-lo pra backup).

    Abraço,

    Girão

    P.S. Já agora, a grande novidade de ontem, o iPad. Com 10 horas de autonomia, akilo é que dava um ganda cockpit. Contanto que o ecran se veja ao sol, bem entendido. Tem é q se usar capacete integral ou numa aterragem mais violenta um gajo enfia a fuça no «parabrisas».

    ------------------------------------
    RESPOSTA:

    Sim é possível, para voltar a usar o GPS de estrada teremos que ir a "Ajuste" > Nav Via > E escolher : ResidentFlash\IGo\IGo.exe, voltar ao menu inicial e escolher o botão "Navegação". Para voltar a ter o LK8000 teremos que o seleccionar novamente na opção NAV VIA.

    Autonomia... depende muito, eu neste momento uso um PDA Dell X51 com um carregador USB a pilhas, há quem prefira carregador solar. Comprei o meu no ebay mas nunca mais achei a loja onde o comprei, com 4 pilhas AA e com o meu PDA carregado, dura À volta dumas 10horas. Esse PNA (GPS) deverá aguentar o mesmo ou até mais.

    Ver-se ao sol, é igual ao meu PDA... é o problema de todos esses dispositivos! TODOS mesmo!

    Aliás... o Tutorial é sobre um GPS BARATO mas muito eficaz! Há a possibilidade dum HP 310 mas custa uns 200€!

    Atenção, quem tem Garmin não os deite fora! Eu tenho F1, Garmin e um PDA ligado ao F1 usando o LK8000.

    Esse sim poderá ser usado para gerir as tarefas nas competições e muitas outras coisas....

    Em relação ao Ipad, temos o problema de ser sistema operativo Apple, e o LK8000 só funciona em windows mobile! Para isso compras um portatil touchscreen! Com 8.9": http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=ProdDetailRef&ProdRef=EPCT91MT-BLK036M ou http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=ProdDetailRef&ProdRef=NBASR50ADV014C

    Um abraço
    Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Sérgio passa-me alguns detalhes mais técnicos...Em que linguagem foi desenvolvido o LK8000?

    ResponderEliminar
  3. Tenho que perguntar ao Paolo... mas sei que ele compila através do Linux, ou pelo menos compilava. Quando sair a versão final do LK8000, o código fonte será disponibilizado.

    ResponderEliminar
  4. Se ele compila através do linux, talvez a portabilidade para o iphone seja simples :)

    ResponderEliminar
  5. Há quem esteja a tentar fazer uma versão do XCSoar para linux e não está a ser fácil... http://max.kellermann.name/projects/xcsoar

    ResponderEliminar
  6. Sérgio, tá XLENT! Já ninguem tem desculpa pra não usar GPS!

    Agora é que vai ser pessoal a descarregar na liga.

    ResponderEliminar
  7. quem precisar de uma bateria extra pode sempre comprar esta http://www.aki.pt/2009/index.php?id=70415&tbl=registos&id2=191&pesq=1 ou qualquer outros modelo do género.

    ResponderEliminar
  8. Sérgio, depois da nossa conversa no google, vim ao blog dar uma vista de olhos, está excelente, grande trabalho o teu ... estou quase a oferecer uma coisa destas á Sandra para vencer a Liga do CMA :)

    ResponderEliminar
  9. Sérgio, isso é que é fazer bem o trabalho de casa!!! Se a minha avó fosse viva, acho que até ela ia querer um aparelho desses!!!

    ResponderEliminar
  10. Hey Sérgio,

    muito porreiro! Por acaso, quanto à história do iPad, também eu tenho estado à espera que apareça assim uns tablet-pc's baratuchos com um tamanho razoável (8"/10") para fazer umas brincadeiras dessas... Acho que não vou levar um Macintosh para o ar, sujeito a espatifar-se todo!! :S
    By the way, boas notícias, já tenho o meu GoPro HD.. Hei de "postar" brevemente uns filmes, desde que o tempo o permita..

    ResponderEliminar
  11. Ventura: Com 8.9": http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=ProdDetailRef&ProdRef=EPCT91MT-BLK036M ou http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=ProdDetailRef&ProdRef=NBASR50ADV014C

    É possível correr o LK8000 no PC ;)

    ResponderEliminar
  12. No dia em que este tutorial foi criado, tivemos quase 200 visitas num só dia!

    ResponderEliminar