terça-feira, 16 de agosto de 2011

Encerramento do Blog Parapente Arrábida?

Olá malta!

Não se assustem com o título deste tópico, mas acho que a pergunta tem que ser feita. Não será a melhor altura para se encerrar o blog, e quem sabe criar outro tipo de site para se combinar as saídas?

Pelo que vejo, há (muito) poucos novos tópicos criados mas há muita utilização do chat "Conversa P'ró Ar".

Pilotos que incentivavam as saídas já não estão por cá (blog), alguns por motivos pessoais, outros por episódios menos felizes que aconteceram aqui no blog, outros por desinteresse...

Eu que leio o blog de muito longe, sinto que algo está diferente!

A minha pergunta fica no ar...

Acham que vale a pena manter o blog no ar?

Um grande abraço,
Sérgio

Proposta 1: Mudar nome e endereço do blog (mantendo todo o conteúdo do Blog Parapente Arrábida)

Proposta 2: Criar novo site, começando tudo do zero.

Proposta 3: Manter tudo como está

24 comentários:

  1. o peçoal tem tádo de ferias... vamos la a cominar mas e o fim de semna

    ResponderEliminar
  2. Miguel,

    Como já não tem havido partilha de experiências de voos, partilha de fotos mas apenas combinações no Conversa Pró Ar, poderia ser criado um site com outro nome e organizado de forma diferente.

    Um dos objectivos do blog, foi conseguido, levar a malta a voar mais em montanha! :)

    Um abraço
    Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Apesar de a malta por vezes ser um bocado mal comportada prefiro este blog ao tédio do politicamente correcto. Não sei se isto tem encargos ou obriga a trabalho de manutenção por parte de alguém mas não tendo acho que devíamos manter o blog.

    ResponderEliminar
  4. A minha questão prende-se pelo facto de Parapente Arrábida poder ser associado ao clube do parapente da arrábida o que não é verdade.

    Uma coisa é o tédio do politicamente correcto, outra coisa, é fazer passar-se por outras pessoas. (isso foi resolvido mais tarde)

    Na minha opinião devia encerrar-se o nome "Parapente Arrábida" e mudar-se o nome para "Vamos Lá Voar" "Bora Lá Voar"...

    Acho que por vezes pode haver abuso na brincadeira, até eu poderia abusar, mas por respeito a quem teve a ideia de criar o blog, deveríamos acabar a bem, e claro nem se deveria fechar o blog sem o consentimento dos fundadores (e eu não sou um deles :-D )

    ResponderEliminar
  5. Encerrar?! Entao, man, voltaste a beber again? Sempre que te metes nos shots ou começas a fazer strip ou dá nisto..

    Clube de parapente arrabida? Não conheco nenhum...


    Aposto que até o Lepak não gosta deste tipo de posts..

    ResponderEliminar
  6. :-)) OK OK Clube de Montanhismo da Arrábida! eheh

    Não andei a beber...

    Encerrar? Talvez foi usado para chamar a vossa atenção! eheh Mas porque não mudar o nome?

    ResponderEliminar
  7. Viva amigo,

    eu compreendo as questões que colocaste. Sinceramente acho que temos plataformas melhores do que o blogspot, e ficaria agradado com uma mudança. Posso referir o Wordpress como uma dessas plataformas a ter em conta.

    alguma coisa e estarei disponivel para ajudar.


    cumps

    ResponderEliminar
  8. Era isso que me referia, Wordpress é bem melhor, já funciona como um site e não um blog.

    O problema será arranjar sitio para o alojar.

    ResponderEliminar
  9. Ele alojam? Pensava que não! :) é um bom começo.

    Realmente começo a pensar que já é altura de mudar.

    ResponderEliminar
  10. boravoar até um convite a linguagem informal como o fixe! :-D

    ResponderEliminar
  11. Bom dia malta...

    Relativamente ao facto de o blog ter tido menos participação nos ultimos tempos é sem duvida uma pergunta que deve ser feita, de forma a tentarmos encontrar os problemas.

    A meu ver existem 3 boas razões:
    -1ª tirando os dias de competição e estágios de equipas não tem existido boas condições meteo. de forma a organizarmos uma comitiva e combinarmos as saidas.
    (quanto a isto não á muito a fazer a não ser tentar encontrar outro tipo de posts para estes fins de semana, como por exemplo discutirmos assuntos de actualidade ou duvidas sobre tecnicas de voo ou meteo)

    -2ª as pessoas que têm conseguido bons voos não têm partilhado as suas experiências.
    (cabe a todos nós motivar essas pessoas a partilharem os seus voos)

    -3ª falsa identificação.
    (tem que ser banido de forma a tornar o site serio, qual a melhor solução?)

    A meu ver este blog pode permitir a evolução de muitos pilotos bem como possibilitar e facilitar as deslocações a montanha.

    O seu nome "Parapente Arrábida" de todo não é o nome mais apropriado tendo em conta que pode ser idêntificado como fazendo parte de um clube e tendo o blog como objectivo ser mais generalista e aberto para qualquer piloto.
    No entanto não me choca o nome "Arrabida" porque é um local onde os fundadores se iniciaram no parapente e por ser um local mágnifico. Mas pode ser uma boa trocar de nome... venham sugestões!

    ResponderEliminar
  12. Arrabida Flyers, Pararrábida, Marrábidaqueiros :D

    ResponderEliminar
  13. Sérgio, tocaste bem na ferida

    A menor participação deve-se a vários factores, o afastamento dos fundadores é uma delas, o papá anda a inflar fraldas e ai não há muito a fazer, já a participação do zé pode ser repescada.

    Estes dois marrequeiros juntamente com um senhor Silva eram os bois que puxavam a carroça, a criação deste espaço surgiu de uma necessidade, quando essa necessidade se atenua juntamente com um conjunto de outros factores, o que foi criado definha e acaba por padecer numa morte lenta.

    Continuo a achar que a necessidade que originou a criação deste espaço ainda se faz sentir e se fará sentir, precisamos de um espaço como este ou parecido.

    Eu gosto do nome que temos e do espaço que temos, é a nossa casa, e os amigos que se juntam a nós tb de certa forma se sentem confortáveis nessa casa.

    Se é para mudar que seja uma mudança total, de plataforma e de nome, mas a mudança é um risco.

    Risco da mudança de plataforma e nome (BoraVoar)
    - Injecta energia pela novidade (oportunidade) - (Probabilidade grande e impacto grande)
    - Novas ferramentas na plataforma (oportunidade) - (Probabilidade médio e impacto grande)
    - Traz novos participantes (oportunidade) – ((Probabilidade reduzida e impacto grande)
    - Cria uma bolha de participação inicial (negativo) - (Probabilidade media e impacto grande)
    - A adaptação a uma nova plataforma implica tempo para o utilizador (negativo) - (Probabilidade media e impacto grande)
    - Menor participação de utilizadores menos activos (negativo) - (Probabilidade grande e impacto médio)

    Acho que o risco da mudança ainda não compensa a mudança, a ocorrência de pontos negativos provocaria impactos muitos grandes para o novo sitio criado.

    Mas Sérgio, se tiveres tempo, poderias fazer uma pequena apresentação de uma nova plataforma, poderia ser que se abrisse uma janela de novidade.

    ResponderEliminar
  14. Sergio envia-me um email para louro.filipe at gmail dot com

    ResponderEliminar
  15. Eu que estou longe gostava tanto de ler, e viver o blog doutra forma, já que o meu último voo foi em Portugal! Mas não há nada que possa ler que me faça sentir preso ao blog. Posso ter sido o motor de arranque mas tinha bons condutores, que levavam o blog a bom porto. Tenho a opinião que isso pode voltar a mudar, pra melhor, é claro!

    Felizmente aqui no Canadá, até tenho tido trabalho a mais, e os meus tempos livres são literalmente para descansar! Só para terem uma ideia, há 2 semanas atrás trabalhei 8 dias seguidos, 10 horas cada dia. E depois só tive um dia de folga, mas esta semana já tive mais de folga e foi aí que vim ao blog e ver o que se passava. Digo isto, para vos dizer muito sinceramente que estou disposto ajudar em tudo o que for preciso, mas a minha disponibilidade não é sempre a 100% mas como sempre, sabem que podem contar comigo.

    ResponderEliminar
  16. A minha ideia para o site BoraVoar (sinceramente gostei do nome):

    - Ter um site com um sistema de chat, onde se pudesse combinar as boleias de uma forma mais rápida (como no conversa p'ró ar)

    - Ter uma caixa com os nomes confirmados para as saídas no fim de semana e local de encontro.

    - Reduzir tamanho e conteúdos mas sendo mais eficaz.

    Posso criar um esboço e depois meter aqui se quiserem.

    ResponderEliminar
  17. Para ver um esboço, copiem este link e metam na barra de endereço:

    http://imageshack.us/photo/my-images/808/boravoar.jpg/

    A minha ideia, seria por exemplo, onde tem os pilotos confirmados, ao passar-se por cima do piloto, teriamos informações como o número de telemóvel ou email, no caso onde diz Transporte Próprio, ao passar-se por cima, mostrava quantos lugares disponíveis tem no carro.

    No Local + Infos, ter também um link para o Tefigrama para os dias, neste exemplo, Tefi para dia 20 e outro para o dia 21.

    Isto tudo só para facilitar as boleias, pq aliás o pessoal quer é voar!

    ResponderEliminar
  18. Bom dia pessoal: fica aqui a minha modesta opinião: creio que uma mudança de visual pode vir a ajudar, mas por si só não trará todas as respostas que gostaríamos de ter. A mudança de nome também me parece aceitável, e o aspecto da worldpress é excelente, muito profissional. Mas para mim estas são questões de estética. O resto talvez seja tão ou mais importante. Vejamos: o "conversa pró ar" é talvez a ferramenta mais utilizada, gosto do nome e gosto do conceito. No entanto, por ser um espaço de liberdade, cada um coloca o que quer, rouba identidade de outra pessoa (crime), coloca spam, enfim, é o preço da liberdade. A quantidade de ruído no "conversa pro ar" é impressionante! Pessoalmente nunca me identifico por alcunha (desculpem nik name) e não aprecio. Mas entendo que outros pensem de forma diferente. Eu estaria disponível para prescindir um pouco desta liberdade, e sinceramente creio que qualquer pessoa que queira participar no blog deve imperativamente inscrever-se, ter uma identificação clara. Depois, para participar, bastaria inserir o seu nome de utilizador e a sua palavra passe. Um pop-up ou um balão com o nome real da pessoa e com o contacto, para combinar saídas, parece-me bem. Até porque das duas uma: ou a pessoa está de facto interessada em participar e por isso não se importa de se dar a conhecer, ou a pessoa está de passagem ou tem outras intenções, e estando o blog protegido por nome de utilizador e por palavra passe, será mais difícil provocar ruído. Creio que quase todos nós nos conhecemos bem uns aos outros, e que por aqui não haveria problemas. Depois, há alguns que entram de má fé, colocam publicidade, roubam identidade (algo de censurável e que nuca deveria ser feito, nem por brincadeira, enfim, estragam o blog.
    Abraços e bons voos.

    Sérgio Caldeira

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos!
    Concordo com o que o Sérgio Caldeira disse.
    Para mim é esse o único ponto negativo do formato actual. Se houver possibilidade de resolver essa questão (utilizando outra plataforma ou não) teríamos uma grande melhoria.
    De resto, todas as restantes melhorias sugeridas são bem vindas, desde que não acrescentem complexidade e tempo de gestão :) "Keep it simple!"
    Se houver alguma coisa que eu possa ajudar, digam. Não percebo muito do assunto mas o google costuma ser bom conselheiro :)

    Bons Voos!
    Paulo Resende

    ResponderEliminar
  20. Sérgio Caldeira,

    Foi esta proposta que mandei ao Filipe Louro, vamos lá ver se ele mete os seus conhecimentos em prática :)

    Um abraço
    Sérgio

    ResponderEliminar