domingo, 11 de outubro de 2009

Voar no fim de Semana 10 e 11 de October

Blog "On Fire" o pessoal anda esquecido de voar no fim de semana...!

Bora la decidir para onde vamos enrolar... se mais para Norte,Sul,Este ou Oeste....

Actualizado por Sérgio Silva, 10.Outubro.2009 às 7h
Para Domingo, prevê-se bom na Arrábida (dica do Carlos Brazuca) ou em Minde.


37 comentários:

  1. Os spots que mais conheço... não vai estar grande coisa :-(( Agora dêem algumas ideias de outros locais onde possa funcionar.

    É certo que o http://locais-voo.ko-ok.com.pt/ ajuda-nos a escolher o tipo de voo que queremos fazer consoante direcção do voo...

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  2. No site meteo.pt para amanhã:
    Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de nordeste, soprando moderado (25 a 35 km/h) nas terras altas.

    Depois escolhendo Nordeste no site dos locais de voo, voo térmico dá-nos esta lista:
    Alcobertas, Covões Largos, Minde, Arruda dos Vinhos...

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  3. Para sábado o tefigrama de Alvados (o mais próximo que temos de Minde) dá nuvens e um tecto baixissimo, rien de térmica.

    Para dinamico em Minde, vel do vento 11 /12 nós, que para montanha será para o fortinho, mas acho que é o que temos de melhor. O Pinto no forum da Wind poderá dar melhores indicações.
    Direcção NE, perfeito para Minde.

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  4. Por mim, aponto para Minde ou próximo...no Domingo.

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  5. Minde ou Alvados no Domingo mi gusta muitoooo...

    E para amanha o que me dizem se formos até Alcaria.

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  6. Minde, pode ser para domingo?

    Amanhã teria que voar perto, porque tenho um concerto em Lisboa à noite... Se calhar é melhor ficar por casa senão não chego a tempo

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  7. O Vento para Alcaria está fortinho, cuidado...

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  8. pois deve de estar no limite... ou esta impraticavel Henrique?

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  9. Em Minde, Alvados ou na Arruda dos Vinhos deve dar para voar, no próximo Domingo

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  10. Para Alcaria no sábado, o vento deve estar para além dos limites, deve ser estilo Ceará Hard, só para os amigos Abutres do Hugo

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  11. Alcaria - vento forte e tecto de 1000 metros as 15h porque ao meio dia está tecto de 850m....
    Penso que não vale a pena a deslocação até lá.
    Para domingo ainda está pior.

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  12. Malta, fiquem em casa no sábado a relaxar... ;)) e vamos voar no Domingo.

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  13. Ok parece que sabado não dá em lado nenhum... :-(

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  14. O Carlos Brazuca, recomendou Arrábida para Domingo... parece-me EXCELENTE ideia!

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  15. Hoje à tarde/noite não estarei em casa, vou jantar a Lisboa e depois a um concerto.

    Mas vou tentar ligar-me ao site através do telemóvel, mas para deixar mensagem nem sempre funciona.

    Gostava de ir voar amanhã, por isso, tentem escolher o melhor sítio, e se alguém estiver disposto a dar-me boleia, que escreva aqui no blog a hora a que passa cá em casa. Podem também mandar-me uma SMS 966151864.

    Um :-* para vocês! lol

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  16. Arrabida deve de ficar para o fortito... e tambem esta NNE.
    Alcaria ja tem vento mais fraco mas de E, tambem me parece má opção...
    Para mim parece que vai ficar bom em Minde ou Alvados...

    Que dizem os entendidos?

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  17. Eu apontava para estar por volta das 10 horas em Minde. As previsões apontam para o vento rodar a norte e ficar mais forte para o final da tarde.

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  18. Eu por mim também apontava para Minde e cedo. Ás 10 horas lá era uma boa.

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  19. Amanhã quero ir convosco voar em Minde. :-)
    Nunca la voei e aquilo tem bom aspecto.
    Alguém quer dividir despesas de viagem?
    Moro na Povoa de Santa Iria

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  20. Então é assim,
    Eu levo o Sérgio e o Henrique Marafado. Vou passar no Sergio ás 8.45h e no Henrique por volta das 9.15h. O Hugo leva a namorada num carro de 2 lugares. Encontramo-nos na bomba de Aveiras ou em Minde... de manha falamos.

    Miguel, que eu saiba não vai mais nenhum carro... e os que vão estão cheios. Sorry...
    A wind também vai para Minde. Não sei se sai alguém da tua zona, mas podes tentar o forum.

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  21. Resende se fores tenta entrar em contacto com o Miguel ou vice-versa...

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  22. Para mim valeu! foi um dos voos que me deu mais prazer!
    Obrigado pela companhia e pelo desafio. (prá semana há mais!)

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  23. Por pena minha, esta deverá ter sido a minha última saída com o pessoal do blog. É triste mas é verdade, mudar a lei para que seja os marrequeiros a pagar a rodada de cerveja do dia, é injusta! lol Assim levam-me à falência! :-))

    Eu tive muito azar, e depois alguma teimosia em ir para a descolagem superior na segunda tentativa, o que fisicamente foi cansativo e tive que recuperar as energias. Mas foi LINDO ver tanta asa alta, tantos pilotos a desfrutarem ao máximo. Ainda fiz uma terceira tentativa, tenho que agradecer ao Henrique Marafado a disponibilidade de me levar até à descolagem para a derradeira tentativa dum bom bom, mas sem sucesso, deve ter sido por falta da voz...

    Sandra, espero que o incidente de hoje não te desmotive para continuares a voar com a malta e a tentares evoluir ainda mais. Apanhei um valente susto, o meu coração esteve aos saltos!

    Miguel Roque, este pessoal é maluco... já deves ter percebido isso!

    A todos os que foram... muito obrigado pela companhia!

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  24. Espero que não tenhas pago a minha e a do Resende pq essas paguei eu!!!!

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  25. Não paguei porque a lei ainda não foi aprovada! :-D paguei 2, axo que foram as do Branco... foi com as moedas que tinha à mão! :-D

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  26. Hum... acho que quem se ficou a rir foi a "Ti Sofia"...
    Eu quando paguei a minha sande, paguei 2 minis e um sumo...
    Tirando isso que tem menos importancia, o dia foi extremamente positivo: Muitos pilotos, boas condições e no final muitos sorrisos!

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  27. Hoje tive o meu primeiro grande susto no parapente.
    Estou na fase que considero a mais perigosa, quando se tem alguma confiança, mas ainda não ter experiência para resolver problemas inesperados.

    Preparava-me para uma marrequinha em Minde, reparei que tinha que rodar no sentido contrario do que costumo fazer, mas não troquei (ERRO 1) x-( , achei que só tinha de virar para o outro lado (confiança).
    E toca a inflar a asa. O que aconteceu? Rodei para o lado errado...
    A asa estava mais ou menos estável, para quê abortar? Só tinha de rodar duas vezes no sentido contrário (ERRO 2) x-( (novamente a dita confiança)
    Como estava na descolagem de cima, que é bastante inclinada, quando dou a primeira meia volta para destorcer, fico virada para a montanha, mas no ar,... e a asa sai a voar comigo de costas...
    Tento destorcer em voo, estava com o vento de costas, a asa ia a uma velocidade que me parecia brutal...Apanho uma descendente... vejo o chão ali tão perto e eu a 100 à hora :-O mas, consigo estabiliza a asa e lá me safo.
    Tive receio de puxar pelo manobrador direito para me afastar da encosta, como estava muito perto do chão, tive medo de afundar..(falta de experiência)
    Quanto tudo estava a melhorar, eis que se apresentam uns fios à minha frente :-O :-O :-O , a velocidade era alguma, a descendente também,...e pronto fiquei pendurada nos fios...
    Não tive qualquer tipo de impacto.... Sai ilesa do aparato e pronta para mais voos...

    A lição "Não facilitar", foi hoje novamente aprendida. (Estava a ficar esquecida...)
    Hoje em Minde a minha estrelinha da sorte esteve comigo...

    Pessoal!!! desculpem lá o susto ...

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  28. Olá Sandra, belo comentário, percebo que entendes-te todos os erros que se desenrolaram sequêncialmente. Eu fico feliz pela tua integridade fisica, não ter sofrido absolutamente nada. Mas como conselho de amigo, nunca te esqueças que aquilo que se passou ontem,(a tua Estrela) poderá nunca mais aparecer numa situação assim. Para salvaguardares a tua integridade, nunca podes deixar a asa mandar no teu voo, pois isso é a mesma coisa que montares um cavalo bravo e deixar-te ir. Sempre que voamos temos que ter o controlo absoluto do que se está a passar, caso contrário ou não devemos voar, ou se já estamos no ar devemos aterrar o mais rápidamente possivel em segurança.
    Espero que faças brevemente um voo para relaxares um pouco e treina muitos inflados na praia com várias condições de vento, isso vai-te dar muita confiança para descolares em qualquer local no mundo sem problema.
    E estás desculpada pelo susto que eu apanhei e o resto do Team Power certamente.

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  29. E tinha-me esquecido....Apesar de achar que devias ter abortado inicialmente o voo, mas depois de descolares e de teres tirado as duas voltas que tinhas, só não continuas-te a voar para o centro do vale porque não deste um pouco de travão do lado direito para alterares a trajectoria que o vento e a asa te estavam a levar, e reduzir a velocidade com que voavas naqueles instantes iniciais, mas como tudo foi tão rápido percebo que não tiveste muito tempo para reagir.

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  30. Que susto deves de ter apanhado Sandra...
    Eu nessa altura estava na descolagem inferior logo não dei por nada, apenas vi agora no filme.

    Na descolagem mais baixa descolo na primeira vez com vento um tanto ao quanto lateral e um pouco para o fortito... junto á encosta não tava para brincadeiras com turbulencia Qb da roturada... foi marreca.

    Segunda vez que descolo preferi não arriscar e ir para o meio do vale e ai não deu nada de nada foi sempre a descer.

    Terceira tentativa ja o vento parecia melhor encostei-me um pouco e com paciencia la fui subindo muito devagarinho sempre sem enrolar ate ficar por cima da crista... e ai sim foi sempre a enrolar ao som do pi pi pi...

    Finalmente Minde mostra o que vale.
    Abraço

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  31. Dia super ontem!

    Das minhas viagens a Minde (2007 – 2008 – 2009), como aluno e depois como piloto, este foi um dos dias com mais asas no ar e actividade térmica.

    O dia começou com ciclos de vento forte mas de ladex, progrediu para ciclos mais fracos e rotação do vento para a direcção desejada.

    No principio da tarde a coisa começou a dar, era apenas necessário sair no ciclo certo, a paciência estava em conseguir aceder ao limite da crista, depois era sempre a bombar, cheguei a ser apanhado :-D por algumas bem fortes, o coração disparava quando olhava lá para baixo e via a descolagem bem pequena :-o.

    Na parte final do meu voo o vento aumentou de intensidade e a coisa ficou um pouco turbulenta, do vário vinha só pi pi pi pi … em toda a zona do vale e em qq parte da crista, era como o Sérgio comentava, havia ali uma barreira que não nos deixava descer e não deixava subir os que estavam abaixo da crista, seria ali uma linha de inversão ????? :-|
    Como não descia vai de orelhas uns bons 30s, até os dedos ficarem doridos x-( , ao nível da crista continuava a haver actividade bem como abaixo mas com muito mais turbulência, será que a térmica que vinha do solo batia na linha de inversão e provocava turbulência???? :-|

    A aterragem foi a ferros, 8s e mais 8s e com alguma variação da direcção do vento na aterragem

    Um dia daqueles, e Sandra, estás perdoada pelo susto que me provocaste :-o :-D

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  32. Pedro,
    Não me pareceu que existisse inversões. Existiam era zonas com térmicas mais turbulentas que outras. Junto a crista tinha 2 zonas de térmicas que eram muito mais turbulentas do que as térmicas que estavam no vale. Mas se te encostavas muito a vila também tinha mais turbulência.
    O voo em térmica por norma, torna-se mais suave á medida que vais subindo.

    Foi um bom dia de voo. Com muitos pilotos no ar e no chão... Uns a querem subir e outros descer...
    Mas no fim quase todos tinham um sorriso de orelha a orelha!!! :-)) :-))

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  33. Acho que vou dedicar-me à praia novamente... :D Lá também se deve apanhar algumas térmicas para se ir treinando :-D

    Mas em relação a ontem, quando me meti numa térmica, quando pensava que ia nela por ali acima... parece que se partiu! :-|

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  34. Boas pessoal,

    é só para dizer que aceitei o convite do Sérgio Silva para participar no blog e partilhar convosco o (pouco) que vou sabendo nestas coisas do parapente..

    Um abraço

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  35. Tu até que gostas de ler, e tens paciência, vais dar-me um jeitão! Estudas por mim, e depois emprestas-me o teu cérebro para eu ir fazer o exame! :-))

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  36. João Ventura,
    sê bem vindo!!!
    Se partilhares connosco as experiências vividas nos teus voos e gostares de ler as nossas já nos damos por satisfeitos, pois é mais um avoador a partilhar... e assim vamos todos aprendendo!

    Bons voos

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