terça-feira, 8 de setembro de 2009

Domingo 6 Setembro de 2009 (cont)

Boas,
No meu caso o voo de Domingo foi um excelente treino, porque após o primeiro fecho a sério (daqueles onde vemos a asa por baixo de nós e depois a deixamos de ver porque está lá bem atrás) ao fim de 5 anos de voo em montanha, apenas tinha voado mais uma vez justamente na Azinha, no dia da prova do campeonato nacional e na altura achei que esse dia tinha sido muito condicionado por esse incidente ocorrido no dia anterior.
Nesse voo da Azinha também fui dos últimos a descolar, subi até aos 1500 quando o tecto estava nos 2200, porque não tive paciência para subir mais e porque fiquei sozinho sem referências, tentei vir para a frente sem garantir a altura necessária. A ansiedade e o nervosismo estavam claramente instalados.
Resultado marrequei ao fim de 40 min e depois apanhei uma seca de 5 horas para voltar para Linhares.
Quando fui para a Azinha este Domingo, que é um dos locais mais potentes que temos por cá, ia com o objectivo de tentar pilotar a asa de uma forma mais activa para diminuir a possibilidade de a asa fechar, o que consegui ficando bastante satisfeito e de conseguir fazer o que não tinha feito no dia da competição.
Na fase em que estou, para controlar a ansiedade, uso um truque inspirado pela “nossa loura”. Divido o voo em diversos pequenos objectivos e vou tentando atingir um de cada vez.
Normalmente é assim:
1- Divertir-me
2- Descolar bem
3- Divertir-me
4- Não marrecar ( apanhar a primeira térmica)
5- Divertir-me
6- Subir até ao tecto
7- Divertir-me
8- Definir pequenos objectivos em função do voo, do que planeámos na descolagem, do que os outros pilotos à minha volta estão a fazer, nomeadamente os mais experientes
9- Divertir-me
10- Se sair em distância tentar perceber onde estará a 2ª térmica
11- Divertir-me
12- Aterrar bem

No Domingo fiz tudo bem à excepção do ponto 8. Quando estava aos 2600 e resolvi ir atrás da malta da competição. Passei para o monte da frente já com algum atraso em relação a eles (eles andam rápido para caraças) mas quando cheguei ao monte da frente vejo o Henrique baixo a sotavento e o Sérgio a voltar para trás e isso travou o meu ímpeto. Decidi voltar novamente à descolagem para subir novamente por forma a tentar o objectivo de me manter a voar mais tempo.
Resultado acabei por marrecar nessa altura. Moral da história, hesitei e acabei por não fazer nenhum dos objectivos nem fui com o grupo da frente nem me consegui aguentar e acabou o voo.
Aprendi para a próxima posso ir para o chão mas sigo atrás deles até onde conseguir e depois fico à espera da recolha.
Um Abraço e Bons Voos,
Tenera

2 comentários:

  1. Tenera,

    Acho muito fixe esta forma de estar no voo livre....!!!
    Sem duvida que na praia ou na montanha o nosso principal objectivo devará ser: DIVERTIRMO-NOS

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  2. E sem dúvida com a evolução da pilotagem, vai-se tirando cada vez mais partido dos voos e de todas as situações que poderão acontecer nele.

    O truque que dizes é sem dúvida o melhor, neste meu ultimo voo, o ponto 7 fugiu... :-((

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