[Actualizado a 25.Setembro, 21h35m]
Inicialmente previa-se voar na Arrábida, no sábado, mas pelas últimas previsões apostaremos na Azinha. Iremos numa carrinha C4 com capacidade máxima de 6 pessoas.
Apenas iremos voar no sábado, o motorista volta a casa no final do dia.
(Sérgio Silva)
Quem alinha?
Zé Duro, Henrique Marafado, Sérgio Silva, Tiago Dario, Hugo Almeida, Ribeiro (falta a confirmação)
Ponto de encontro?
Às 8h, junto ao Continente (antigo Carrefour) em Telheiras-Lisboa.
Sábado, dia 26 (Informações do Clube Vertical)
Bom para voar.
Descolagem Vale de Amoreira.
Vento fraco de Nordeste.
Céu pouco nublado. Cúmulos.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não sei se vai estar assim tão bom para a Arrabida apesar de eu estar desejoso para la voar... parece me que no sabado vai estar muito bom na Serra da Estrela (Azinha).
ResponderEliminarAntes de ter posto esta informação, o Vítor Baía falava que poderia haver desenvolvimentos verticais. Mas agora actualizou para esta informação:
ResponderEliminarSábado, dia 26
Bom para voar.
Descolagem Vale de Amoreira.
Vento fraco de Nordeste.
Céu pouco nublado. Cúmulos.
Pois... sábado estou fora...! Só se der aqui na zona e só da parte da tarde... Vamos ver.
ResponderEliminarOlá rapaziada vai ser os ultimos cartuchos de voo na Bela da Azxinha, vale a pena aproveitar depois não se arrependam de ter ficado a limpar vidros na praia
ResponderEliminarBora la para a Azinha...
ResponderEliminarEu vou... ;-)
Agora era fix começarmos a ver de boleias para quem quer ir voar por lá!
Com os teus argumentos, até alinho, nem que seja por um dia, de preferência no sábado. Porque depois vão precisar de me ir buscar ao Alentejo :-D
ResponderEliminarO melhor é aproveitarem a Azinha no sabado!
ResponderEliminarArrabida não vai funcionar!
COme é que é????? Esta malta da APT esta a precisar de agitar um bocado e levar umas mocadas na asa para acordar :-)
ResponderEliminarI'm in!
Quanto a ir os 2 dias, é como voces e c a meteo! Se estiver bom p voar, eu ate alinhava la ficar..n sei
A nível de transporte, a coisa até que ficou bem composta!
ResponderEliminarAgora falta definir o local e hora de encontro. Recomenda-se que não haja Tequilas até às tantas! ;-))
Será bm escolher um lugar onde se possa deixar os carros, em segurança.
Boas,
ResponderEliminarEstou no aeroporto de Barajas mas atento à cena...:-*
A Arrábida é duvidoso que funcione mas a serra parece uma boa aposta. Como estive fora a semana toda nãerãoo tenho luz verde este fds...:-( mas a malta deve aproveitar este finalzinho de Verão
Tectos a 3100 nesta altura com vento fraco é de aproveitar...
Um abraço e Bons Voos,
Tenera
"equilas ate tarde"
ResponderEliminarSergio, recomendo que ingresses novamente no gurpo dos alcoolimos anonimas.. (fica so entre nos, esta descansado) :)
OK. Pessoal, estou disponível, sábado e domingo.
ResponderEliminarFalta acertar a questão das boleias, o local e hora de encontro. Recolho o Sérgio ao domicílio...
Caso queiram ficar para domingo, convém decidir, para que eu telefone a reservar.
Vamos atirar moeda ao ar para vermos quais sao as duas asas sortudas que vao no tejadilho presas... :-)
ResponderEliminarEu sugiro q uma seja a do macaco Hugo
Decidam se ficam até Domingo. Convém ir a votos!
ResponderEliminarVoto em ficar até Domingo.
Domingo há eleições... não sei se a malta quer ficar. Mas acho que temos que decidir rápido.
ResponderEliminarProponho ponto de encontro amanhã, às 8h, junto ao Continente (antigo Carrefour) em Telheiras-Lisboa. Sérgio, tens que estar pronto às 7h 40m, passo aí em tua casa.
Tens razão há eleições de Domingo.
ResponderEliminarVoltamos amanhã?
Por isso toca a preparar o kit de unhas para acabar a época da Azinha em beleza...
Falei com o Tiago Dario, e ele volta amanhã ao final da tarde.
ResponderEliminarPor isso a dormida, fica pra outro altura.
Tenho que estar cedo em Lisboa amanhã senão ia convosco. Voem por vocês e por mim, grandes marrequeiros !!!
ResponderEliminarQuanto ao dia de voo de sábado, dia 26, deixo então os meus comentários:
ResponderEliminarÀ chegada a Vale de Amoreira, por volta das 11h 30m, deparamos já com duas asas no ar. Vemos que sobem um pouco, mas não conseguem manter-se muito tempo no ar. O pessoal do nosso grupo (Henrique, Hugo, Sérgio, Tiago e eu) vai preparando o material e vai avaliando as condições, à medida que outros pilotos vão descolando. Não está fácil subir, mas o pessoal tenta sobreviver e vai procurando afincadamente o lugar das térmicas milagrosas. EStávamos já todos no ar e continuava a luta pela sobrevivência. Procuro a térmica à direita da descolagem, juntamente com o Paulo Oliveira, e é aí que nos conseguimos safar. Foi pena que a restante malta não tivesse conseguido manter-se, embora tenham tentado bastante. O meu voo divide-
-se basicamente em duas partes. Durante a primeira hora e meia ando pela crista e pelo vale de Verdelhos, conseguindo subir até aos 2.000 metros. Faço uma primeira tentativa de sair da serra, mas a altitude ainda não é suficiente. Volto novamente à zona de descolagem e vou aguardando que o pessoal descole uma 2ª vez. Entretanto, as condições de descolagem não permitem novo voo ao pessoal que marrecou e então só me resta continuar sosinho o meu percurso. Vou outra vez sobre a crista e em direcção ao vale de Verdelhos, onde apanho uma boa térmica, larga e suave, que exploro até ao fim. Quando olho para o GPS, vejo que já estou a 2700 metros. Portanto, tomo aqui a decisão de virar costas ao vento e seguir em direcção à Covilhã, pelo lado esquerdo das cristas da serra que entretanto estavam bastante sombreadas. Começa aqui a 2ª parte do voo. A partir daqui, o voo torna-se muito tranquilo. Vejo o aeródromo a meu lado esquerdo e não me aproximo pois há por ali algum movimento de aviões e planadores que participam num evento aéreo nesse local. Passo por cima da Covilhã, com cerca de 1400 metros, o vento NE leva-me para o lado direito, onde vislumbro bastantes cúmulos, mas onde sé vejo serra... A pouca térmica que vou encontrando é fraca e traço o meu percurso em direcção ao Fundão, onde há muitos campos para aterrar. Não tendo altitude suficiente para continuar, opto por ficar por ali e escolho um campo lavrado onde aterro, com cerca de duas horas e meia de voo e 28 Km de distância livre.
E pronto, a coisa correu bem, acho que tive sorte e, sobretudo, acreditei. Verifiquei, mais uma vez, que o importante é voarmos tranquilo, sem expectativas demasiado elevadas. Verifiquei, mais uma vez, que os melhores voos que fiz não foram em dias com melhores previsões...
Uma descrição porreira de um voo à maneira, mestre Durix. E, ao que me disseram, no fim pagaste a rodada ao pessoal, o que só te fica bem.
ResponderEliminarÉ pá, agora até tenho o título de "mestre"!
ResponderEliminarPois é, paguei a rodada, mas a verdadeira rodada ficou para uma outra altura, de preferência numa tasca no Alentejo porque no Fundão, não havia nada de jeito...
Durex muito bom tanto o voo como o relato. Acredito que a palavra certa para o teu voo tenha sido o acreditar....
ResponderEliminarZé, muito obrigado por partilhares connosco a tua experiência! Foi sem dúvida um voo que deixou orgulhosos os marrequeiros do dia. Ficou a faltar no teu relato os pedido efusivos para fazeres loopings! Curiosamente só falaste no rápido quando este pedido foi feito! :-D
ResponderEliminarAgora que se aproxima um fim de semana prolongado, poderíamos pensar num mini estágio no Alentejo, durante os 3 dias caso estivesse bom. Ouvi dizer que até conseguiríamos arranjar alojamento barato ;)
Aqui está mais um grande voo do Zé, com muita traquilidade :-D
ResponderEliminarBela descrição, a ler tb se aprende, e muito, não deixem de descrever os vosso voos, obrigado Durix :)
Oi pessoal!
ResponderEliminarApesar de ainda estar sem asa (há 3 meses!!!! Deve ter sido desviada pela Alqaeda ou algo parecido...) tenho seguido os vossos voaços no blog e só tenho a dizer: PARABÉNS! Desde o site ao grupo está tudo espectacular! Continuem que vão longe!
Aproveito para dar um conselho, baseado nos 7 anos em que voei na Serra da Estrela (na altura não existia Azinha). Começa a época em que é possível voar civilizadamente dentro da Serra. Isto é , em vez de se pirarem, experimentem triângulos dentro da Serra. Para além de ser um cenário completamente distinto, costuma funcionar muito bem , mesmo no Inverno. Para terem ideia, quando lá estava costumávamos fazer um voo entre Novembro e Janeiro a que chamávamos "Dinâmico 2000". Descolávamos do ponto intermédio do antigo teleférico , virado para Sul (Covão da Mulher), e subíamos em termodinâmico até à Crista que leva à Torre.
Aí instalados (~2000m) era só apreciar o voo e a magnífica Serra coberta de neve....
Se quiséssemos e estivesse um dia bom, ou subíamos até aos 2300 por cima da Torre ou pirávamo-nos para casa na Covilhã!
Grandes voos para todos!
Airbusio
Airbusio,
ResponderEliminarNão queres alinhar connosco numa ida à Serra da Estrela? :P
Claro!
ResponderEliminarAgora que já tenho asa (chegou agora)!
Boas,
ResponderEliminarAirbusio quando vires aí uma previsão à maneira para o dinamico 2000 avisa que a malta alinha de certeza. Se possível com neve que deve dar ainda mais gosto à coisa.
Um Abraço e Bons Vooos,
Tenera
Olá rapaziada, o relato que o amigo Zé Duro fez, sobre o seu belo voo no Sábado está um espetáculo, ele está de parabêns, têm evoluido muito como o resto da malta. Gostei imenso de assistir á paciência de chinês que o Tiago o Hugo e o Sergio tiveram na luta pela sobrevivência. Este grupo é muito unido, e está com imensa vontade de atingir outros patamares, agora só falta treinar pois muita vontade têm todos eles.
ResponderEliminarFoi pena não termos conseguir fazer uma segunda descolagem, pois o dia já estava mais composto e certamente iriamos todos conseguir subir mais fácilmente, e fazer umas belas triângulações ali pela serra, pois esse tinha sido o nosso objectivo do dia antes de descolar. O dia estava um pouco atípico no início, só 3 ou 4 pilotos se safaram e o amigo Zé foi um deles, e aproveitou ao máximo.
Foi um dia bém passado com paródia desde as 9.00h da manhâ até ao nosso regresso às 22.00h, com abordagem a umas Guappas na A1 e umas Jolas bebidas no Fundão. Parabêns amigos.
Airbusio : Ia ser muito fixe contar com a tua experiência na serra. Aquela tua descrição dos voos de inverno deixou-nos, concerteza a todos, com muita agua na boca ...
ResponderEliminarPS : Que asa tens agora? Factor?
Airbusio, temos que comemorar a chegada da asa nova! Vem com a malta até à montanha e vais ver que este pessoal está a afinar cada vez mais o seu Kit de unhas! A tua experiência seria uma grande mais valia para todos nós. Vamos a isso?
ResponderEliminarOH YEAH!
ResponderEliminarE sim, é uma FunFactor!